AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DE ARTEFATOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA DE APRENDIZAGEM
Avaliação de artefatos robóticos, Construcionismo, Critérios de avaliação, Robótica educacional, Rubrica de avaliação.
Esta pesquisa desenvolveu e validou uma rubrica para a avaliação do potencial pedagógico de artefatos de robótica educacional a partir de uma perspectiva construcionista de aprendizagem. A rubrica de avaliação tem como objetivo auxiliar as instituições de ensino na escolha dos recursos robóticos mais adequados às suas necessidades e especificidades. A rubrica considera os seguintes critérios de avaliação: “nível de dificuldade para apropriação do artefato pelo professor”, “dependência de recursos”, “potencial criativo”, “interação com o ambiente”, “acessibilidade para diferentes idades” e “viabilidade econômica”. Esses critérios foram desenvolvidos a partir de uma revisão bibliográfica abrangente sobre o construcionismo e abordagens pedagógicas, fundamentando-se na teoria construcionista de Seymour Papert e em autores seminais e contemporâneos que se identificam com esse conceito de aprendizagem, como: Gary Stager, Mitchel Resnick, Paulo Blikstein, José Armando Valente, Léa Fagundes, entre outros, além de pesquisas correlatas. A rubrica de avaliação se configura como uma ferramenta valiosa para que as instituições de ensino possam adquirir artefatos robóticos adequados às suas realidades, evitando desperdício de recursos e promovendo práticas pedagógicas inovadoras e significativas, como a robótica educacional.