O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO PELOS PROFESSORES FORMADOS PELO PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA LETRAS-INGLÊS: ESTUDO DE CASO
Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Aberta e a Distância; Programa Pró-Licenciatura; ensino de inglês.
As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) estão transformando rapidamente tanto a vida pessoal quanto a profissional. Contudo, no âmbito educacional, embora haja mudanças, estas ainda não estão sendo plenamente integradas como ferramentas mediadoras nas salas de aula e sua aplicação não é universal. Muitos cursos de Licenciatura em Letras-Inglês oferecem poucas ou nenhuma disciplina que envolva as TIC em seu currículo. Em 2008, para suprir a falta de professores no Rio Grande do Sul, o Governo Federal junto com a Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD) implementou o programa Pró-Licenciatura com seis cursos realizados na modalidade da Educação Aberta e a Distância (EAD), incluindo o de Letras-Inglês. O perfil dos alunos era de professores atuantes, mas que não eram formados nas disciplinas que ministravam. O currículo do curso de Letras-Inglês apresentava disciplinas que envolviam o uso das TIC em aulas de língua inglesa. Assim, surgiu o interesse em investigar se os docentes que se formaram neste curso em 2012/2013 e que utilizaram as TIC em sua formação estão utilizando as tecnologias como mediadoras para o ensino de inglês nos dias atuais. Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que se baseará em um estudo de caso. Serão selecionados, através de questionário, entre cinco e sete sujeitos dentre os trinta e um docentes que se formaram. Após, serão conduzidas entrevistas com os sujeitos selecionados e os dados coletados serão analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo baseada em Moraes (1999), Franco (2018) e Bardin (2020). Ao final do trabalho, espera-se elaborar um guia com sugestões de como usar as tecnologias em sala de aula com as indicações dos professores selecionados.