A CONTRIBUIÇÃO DO PLANEJAMENTO REVERSO ALIADO A ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASO CONSIDERANDO O CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA/RS
Aprendizagem criativa. Planejamento Reverso. Formação de Professores.
A sociedade atual vivencia um período marcado por inúmeras transformações, seja na área das comunicações e da informática como também mudanças nos setores educacional, social, político, cultural, entre outros ocorridos pela evolução da tecnologia e da ciência. As informações encontram-se à disposição em questão de segundos, os modos de comunicação mudaram, os espaços se transformaram e continuam em constantes modificações, o que reflete diretamente no modo de vida das pessoas. Consequentemente, isso se reflete no contexto educacional, influenciando no perfil dos estudantes que se encontram em todos os níveis da educação. Dessa maneira, é importante pensar nos impactos que essas mudanças causam no futuro da sociedade e no espaço escolar, uma vez que o desenvolvimento de habilidades e competências emocionais e sociais bem como a criatividade tornam-se imprescindíveis, sendo necessário uma ampliação da visão educacional por parte dos docentes na adoção de novas abordagens pedagógicas. À vista disto, dentre as estratégias possíveis, selecionamos o planejamento reverso aliado à abordagem pedagógica da aprendizagem criativa como forma de sistematização de ações pedagógicas que envolvam os estudantes em seu processo de aprendizagem e proporcionam aos educadores a inclusão de metodologias ativas seguindo orientações e normas vigentes das suas instituições de ensino. Utilizando a abordagem epistemológico-metodológico Design Science Research (DSR) a pesquisa tem como intuito contribuir com a educação por meio da elaboração e execução de uma formação docente com o objetivo de auxiliar professores da educação básica na elaboração de suas aulas utilizando-se do planejamento reverso e da abordagem pedagógica da aprendizagem criativa. O produto será aplicado com professoras dos anos iniciais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Santo Antônio da Patrulha/RS, sendo a coleta de dados realizada utilizando questionário e a análise de dados seguindo a teoria de análise de conteúdo. Os resultados esperados ao final da pesquisa pretendem contribuir de forma significativa na elaboração de planejamentos de experiências de aprendizagem, usando como fundamento a legislação vigente e documentos norteadores da educação, além do desenvolvimento profissional contínuo de professores e por consequência a
melhoria da qualidade de suas práticas pedagógicas.