Revisitar a história do bairro Restinga por meio de recursos digitais
Estudo da Cidade. Formação cidadã. Prática Pedagógica.
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, busca propor uma prática pedagógica que desperte a noção de cidadania por meio da relação com o bairro Restinga, envolvendo o uso de tecnologias digitais. Como procedimentos serão utilizados pesquisa bibliográfica envolvendo os termos mais pertinentes ao estudo e análise documental envolvendo o documento oficial vigente que orienta a construção dos currículos escolares brasileiros, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC - 2018). Para a coleta de dados será realizado um questionário com o intuito de identificar o quanto os estudantes conhecem sobre a formação do seu bairro e também um diário de campo como método de registro das observações identificadas durante o processo. O produto educacional a ser desenvolvido levou em consideração uma falta identificada durante a busca de bibliografia acerca da formação do bairro. Assim como temos poucos estudos sobre a história do bairro Restinga, também são escassos os materiais pedagógicos passíveis de serem utilizados pelos professores em sala de aula para abordar o tema. Deste modo, foi pensado em se construir, conjuntamente com os estudantes da instituição estudada, um guia interativo que conte de forma didática e com um linguajar juvenil a história do bairro estudado.