Aprendizagem Criativa e Scratch para o Ensino de Música na Educação Básica
Palavras-chave: Aprendizagem Criativa; Educação Musical; Scratch.
Um dos desafios enfrentados pelos professores de música no contexto atual da Educação Básica no Brasil é engajar seus alunos diante da falta de alternativas modernas para explorar os conceitos musicais. O uso de recursos tecnológicos tem se mostrado promissor para aprimorar a experiência dos alunos, buscando estratégias efetivas que despertem o interesse e a participação ativa dos estudantes no aprendizado musical. Esta pesquisa em andamento explora o uso do Scratch para aulas de Música e Tecnologias Educacionais no ensino fundamental. Baseado nos conceitos da aprendizagem criativa de Mitchel Resnick, este estudo utiliza a abordagem do grupo focal como metodologia e visa explorar o potencial do Scratch como uma ferramenta para combinar estes dois conceitos. Os resultados esperados incluem analisar os benefícios do uso do Scratch para o ensino de música, propor uma sequência didática acessível para aplicar essa abordagem no contexto da educação básica, oferecer novas perspectivas de ensino de música e tecnologia e promover uma experiência de aprendizagem mais envolvente e significativa para os alunos.