DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA INTERVENÇÕES BASEADAS EM TECNOLOGIA PARA AUTISMO
autismo; intervenção baseada em tecnologia; análise do comportamento aplicada; ensino por tentativas discretas; design science research.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por socialização
e padrões comportamentais atípicos, além de estar associado a uma série de
peculiaridades de aprendizagem. Apesar de políticas públicas que garantem a
inclusão de educandos autistas nas diversas esferas sociais, tem sido desafiador
para o sistema educacional conseguir incluí-los efetivamente. Entende-se que para o
sucesso da inclusão, a disseminação e adoção de práticas baseadas em evidências
científicas é um dos fatores de maior importância. Diante deste cenário, nota-se um
crescente interesse em se desenvolver tecnologias especializadas para auxiliar no
processo de ensino desses educandos. Tendo isso em vista, o presente trabalho
teve como objetivo desenvolver uma tecnologia voltada para intervenções para
autismo, incorporando os conceitos de práticas baseadas em evidências já
estabelecidas na literatura. A metodologia se fundamentou na Design Science
Research Methodology e o referencial teórico se apoia principalmente na Análise do
Comportamento Aplicada, uma vez que há ampla quantidade de estudos que
demonstram que as práticas baseadas nesta ciência podem contribuir para diversos
desfechos entre essa população. O produto desenvolvido foi validado por meio de
consulta com profissionais especializados, e posteriormente avaliado por meio da
condução de intervenções baseadas nele. Intervenções foram conduzidas para
quatro participantes autistas de perfis distintos, seguindo a lógica de delineamentos
experimentais de sujeito único quando aplicável. Os dados coletados foram
analisados a fim de atestar a efetividade da tecnologia, sugerindo que o artefato
contribuiu para trazer benefício para 3 dos 4 participantes. Desafios encontrados
durante o processo de desenvolvimento e ao longo da condução das intervenções
também são discutidos.