A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
formação inicial de professores; tecnologias; educação.
O presente trabalho originou-se de uma pesquisa de mestrado e visa analisar a formação inicial
dos futuros pedagogos em relação à tecnologia para entender como esta é contemplada no
ambiente acadêmico e de que modo é ofertada ou não no currículo do curso de Pedagogia de
uma universidade privada na cidade de Porto Alegre. Conforme revisão de literatura realizada no
projeto de pesquisa a realização de um estudo que procure identificar o papel da tecnologia na
formação inicial desses estudantes para conhecer suas percepções sobre a temática e
aprofundar-se em tal conceito. Os argumentos defendidos consistem em colocar o foco da
tecnologia a serviço da aprendizagem e vincular ao contexto histórico, explorando a chamada
“Era Tecnológica”, que reflete a realidade da sociedade em diferentes tempos e espaços, não
reduzindo a discussão aos tempos atuais e às percepções técnicas. Diante disso, percebeu-se
que os avanços tecnológicos sempre fizeram parte da humanidade, e compreender como
interferem na formação acadêmica é importante. Assim, analisaram-se os dados coletados de
forma qualitativa, por meio da metodologia bibliográfica e documental, e notou-se que a
instituição beneficia em seu novo currículo a aplicação para estender o potencial da tecnologia
na formação acadêmica de novos profissionais da Educação, promovendo uma utilização mais
assertiva e integrada dos recursos tecnológicos disponíveis e aplicáveis na prática. O desafio
apresenta-se, então, na questão da aplicabilidade dos conhecimentos em seu ofício e no
envolvimento dos discentes em desenvolver as competências necessárias às demandas, bem
como a adequação das escolas para seguir motivando e investindo na formação continuada
desses profissionais.