REPOSITÓRIO DE ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO CRIATIVA PARA USO DE SMARTMOTORS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS INICIAIS
Aprendizagem Criativa.SmartMotors. Robótica Educacional. Design Science Research. Repositório de Atividades. Anos Iniciais
A presente pesquisa investiga se um repositório de atividades tecnológicas é capaz de promover o uso de SmartMotors por parte de docentes a fim de fomentar a aprendizagem criativa nos anos iniciais da educação básica, mais especificamente nos 4º e 5º anos. A relevância deste estudo reside na necessidade de oferecer aos professores ferramentas e recursos para a integração de tecnologias digitais na sala de aula, promovendo o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.Esta dissertação fundamenta-se nos princípios da Aprendizagem Criativa, que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelos alunos através de projetos, experiências e colaboração. Além disso, a utilização de tecnologias educacionais, como a robótica é vista como um recurso potencial para promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades do século XXI.A metodologia adotada é a Design Science Research (DSR), que se mostra adequada para o desenvolvimento e a validação de artefatos que solucionam problemas reais. A DSR permite uma abordagem iterativa e flexível, adaptando-se às necessidades e desafios da pesquisa.Este trabalho contribuirá para o campo da educação tecnológica ao oferecer um recurso prático e acessível para a implementação de projetos de robótica na educação básica. Além disso, os resultados da pesquisa poderão subsidiar a elaboração de políticas públicas e programas de formação de professores que incentivem o uso de tecnologias na educação. Este texto se constitui como um pré-requisito para a qualificação da dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS.