Metodologias ativas e tecnologias digitais: possibilidades para inovar a prática educacional
Metodologias Ativas; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Formação de Professores.
Os processos educacionais estão sendo modificados pelas tecnologias digitais do mundo contemporâneo. Alunos e professores são diretamente afetados por uma revolução que abarca todas as atividades humanas. Não apenas novas tecnologias são utilizadas para a aprendizagem como novas práticas pedagógicas estão disponíveis para que o discente esteja preparado para um mundo que exige novas competências e habilidades. Uma destas novas práticas é o uso de metodologias ativas em sala de aula. Tal uso pode ser potencializado por tecnologias digitais já disponíveis, mas, muitas vezes, desconhecidas pelos docentes. É fundamental, portanto, que professores conheçam e estejam preparados para lançarem mão de recursos tecnológicos que suportem metodologias ativas como prática de ensino. Desta forma, o objetivo desta dissertação é criar uma ontologia que relacione métodos de aprendizagem ativa e tecnologias digitais de informação e comunicação. Tal ontologia permitirá que professores identifiquem que método aplicar de acordo com sua intenção, no contexto das metodologias ativas mais utilizadas. A fim de realizar a pesquisa, efetivou-se levantamento bibliográfico e identificaram-se quatro metodologias comumente utilizadas. A partir daí, será definida ontologia que relaciona estas metodologias com tecnologias digitais de informação e comunicação disponíveis e haverá duas formações de professores a fim de validá-la. Por último, está sendo desenvolvido aplicativo de recomendação de recomendação de recursos tecnológicos a serem utilizados considerando determinada metodologia ativa.