A DISCIPLINA DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS DO CURSO NORMAL E A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS COMPROMETIDAS COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Curso Normal. Educação Integral. Didática de Ciências.
O presente projeto está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. O tema de estudo será a didática do ensino de ciências a partir do contexto de uma disciplina denominada Estudos de Ciências no Curso Normal Pós-Médio oferecido na Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Porto Alegre. O objetivo geral será investigar como a disciplina de Estudos de Ciências do curso Normal pode contribuir para construção de práticas de ensino de ciências comprometidas com a educação integral para as normalistas da referida instituição. A metodologia utilizada na pesquisa será qualitativa quanto à natureza, aplicada quanto à sua finalidade e exploratória quanto aos objetivos. Já em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa adotará diferentes estratégias, de acordo com os objetivos específicos a serem alcançados. Serão utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso. O resultado esperado é a qualificação da prática na disciplina de Ensino de Ciências comprometida com a Educação Integral. Partindo do cenário que se desenhará perante os resultados obtidos da pesquisa a ser desenvolvida, a ideia é a construção de uma sequência didática para o ensino de Ciências da Natureza para a disciplina de Estudos de Ciências.