Banca de QUALIFICAÇÃO: HELDER FELIPE DA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE : HELDER FELIPE DA SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 28/04/2022
LOCAL: Plataforma RNP

Juventudes negras, educação profissional e mundo do trabalho: estratégias de ensino pautadas na escuta de jovens visando à promoção de uma educação antirracista

Juventudes. Educação Profissional e Tecnológica. Juventudes negras. Racismo estrutural. Mundo do trabalho.

A presente investigação está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, e tem como foco as juventudes negras, das comunidades, no contexto da educação profissional e tecnológica. O objetivo central da pesquisa é promover a escuta de jovens negros que integram um espaço educativo não escolar articulando com estudos sobre juventudes, educação antirracista e mundo do trabalho visando a produção de subsídios teóricos e metodológicos para o aprimoramento das práticas de ensino, em particular, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, será caracterizada como uma pesquisa participante. O local da pesquisa será uma associação, tipificada como Organização não-governamental (ONG), de trabalho social e presente na comunidade de Porto Alegre na área de formação dos jovens para o mundo do trabalho há, pelo menos, dez anos. Para a produção de dados, utilizaremos, primeiramente, um questionário estruturado, a fim de mapear impressões; utilizaremos também oficinas com os jovens, a fim de coletar os dados para a pesquisa. As informações produzidas a partir dessa pesquisa serão compartilhadas através de um produto educacional, organizado como guia de subsídios teóricos e metodológicos resultantes da sistematização da escuta dos jovens, articulado com os estudos e pesquisas que abordam as estratégias de luta contra o racismo estrutural, em particular, no contexto da educação profissional.

Externo à Instituição - DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES - IFSUL
Externo à Instituição - JULIANA RIBEIRO DE VARGAS - ULBRA