Banca de QUALIFICAÇÃO: LEDA MARIA PEREIRA DA SILVEIRA

DISCENTE : LEDA MARIA PEREIRA DA SILVEIRA
DATA : 09/05/2022
LOCAL: Webconferência

EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFRS – CAMPUS VIAMÃO/RS

Evasão em EPT; Educação Profissional e Tecnológica; Curso Técnico Subsequente; Permanência e Êxito.

O presente projeto de pesquisa descreve uma pesquisa aplicada, desenvolvida no Programa Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS no campus Porto Alegre, com o objetivo geral de investigar os motivos da evasão dos cursos subsequentes de Educação Profissional Tecnológica (EPT) no IFRS campus Viamão/RS, e construir alternativas para minimizá-las na instituição, considerando as ações da Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA). Trata-se de pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, serão adotados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e o estudo de caso. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas e serão aplicados questionários online aos participantes da pesquisa: alunos evadidos, professores, coordenadores de cursos, técnicos administrativos em educação (TAE) vinculados à Coordenadoria de Registro Acadêmicos e à Coordenadoria de Assistência Estudantil. Subsidiam a pesquisa conceitos caros à EPT e ao tema em estudo tais como: cursos subsequentes, história da evasão na educação básica, conceitos e dados de evasão na EPT, plataforma Nilo Peçanha, permanência e êxito e acolhimento institucional. Os resultados obtidos, após analisados à luz do arcabouço teórico, subsidiarão a elaboração de um produto educacional (PE), o qual será construído para definir estratégias que contribuam para minimização da evasão no ensino de EPT subsequente ao ensino médio. Tal produto educacional será aplicado de modo experimental e, posteriormente, avaliado no processo.

Presidente - 1333478 - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Interno - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT