Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA FASSBINDER DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA FASSBINDER DOS SANTOS
DATA : 13/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/josiane-carolina-soares-ramos/invite
TÍTULO:

"Formação continuada docente: transformações da prática pedagógica mediadas por Tecnologias Digitais na Educação Profissional e Tecnológica"


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica. Formação Continuada. Prática Pedagógica. Trabalho Docente. Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa, intitulado: “Formação Continuada Docente: Transformações da Prática Pedagógica Mediada por Tecnologias Digitais na Educação Profissional e Tecnológica”, tem como objetivo geral, analisar as percepções docentes sobre a relação entre o trabalho enquanto princípio educativo e a formação continuada para a utilização das tecnologias digitais em sua prática pedagógica. Como aporte teórico serão aprofundados os seguintes temas: Contexto Histórico da EPT (Ensino Médio Integrado; Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica); O Trabalho como Princípio Educativo; Identidade Docente (Aspectos Legais da Formação Docente; Saberes docentes para o exercício profissional); Formação Continuada do Professor; Tecnologias Digitais no contexto educacional (Cibercultura; Letramento Digital). Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa de natureza aplicada. Quanto aos objetivos da pesquisa, a mesma se caracteriza como sendo exploratória. Como estratégia metodológica adotou-se a pesquisa bibliográfica, documental e o estudo de caso. A coleta de dados da pesquisa será realizada no Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Avançado em Novo Hamburgo, sendo que os sujeitos da pesquisa serão os vinte e dois docentes do ensino médio integrado do curso de Mecatrônica que ocorre durante o dia (manhã e tarde) na referida instituição. Tais professores compõem o ensino técnico e propedêutico do curso em questão. Os dados obtidos serão confrontados a partir de uma perspectiva dialética utilizando a revisão de literatura, os documentos utilizados para análise e o material produzido nos formulários e entrevistas com os sujeitos da pesquisa realizando assim a análise textual discursiva. Com base nestes procedimentos, será possível compreender as percepções dos professores, assim como as possibilidades e contradições que envolvem o fazer pedagógico docente. Torna-se necessário destacar que os sujeitos da pesquisa serão os protagonistas na elaboração do produto educacional que posteriormente estará disponível para a sua utilização, com vistas a qualificar a práxis pedagógica docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Interno - 1345226 - MICHELLE CAMARA PIZZATO
Externo à Instituição - Lucia Maria Martins Giraffa - PUC - RS
Notícia cadastrada em: 16/05/2022 19:15
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