Banca de QUALIFICAÇÃO: IVAN JOSE SUSZEK

DISCENTE : IVAN JOSE SUSZEK
DATA : 30/06/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-cristina-caminha-de-castilhos-franca

ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO: UM OLHAR EM RELAÇÃO AOS DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS CAMPUS ERECHIM, COM VÍNCULO AO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS.

Acesso, permanência e êxito, Educação Profissional e Tecnológica, Reabilitação Profissional, INSS, IFRS Campus Erechim.

A Educação Profissional e Tecnológica teve um grande avanço a partir da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no ano de 2008. No entanto, ainda há muito a estudar e melhorar nos processos de acesso, permanência e êxito dos estudantes que incorporam o dia a dia destas instituições. Nesta pesquisa será feita uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória com relação aos objetivos. Os procedimentos aproximam-se da pesquisa de estudo de caso e contará com a complementaridade de dados quantitativos disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha e na Coordenação de Registros Acadêmicos do IFRS Campus Erechim. Nesse sentido, o trabalho pesquisado será sobre a permanência e o êxito dos discentes que ingressam via processo seletivo e que têm um viés de reabilitação profissional demandado pelo INSS nos cursos técnicos subsequentes de nível médio do IFRS Campus Erechim. Busca-se saber quais as causas e possíveis efeitos que levam à retenção e/ou evasão dos referidos discentes, que entram nos cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim via processo seletivo regular de ingresso. Este estudo será desenvolvido com um olhar sobre esse trabalhador incapacitado para a atividade anterior, suas condições e aspectos específicos, tendo em vista que a readaptação profissional visa a reinserção ao mercado de trabalho. Assim, busca-se criar estratégias organizacionais para acesso, permanência e êxito destes discentes, possibilitando também que neste programa de reabilitação, aliado à educação profissional, haja a possibilidade de um olhar diferente sob os aspectos do mundo do trabalho. Nesta direção, reafirma-se a missão institucional de proporcionar uma formação integral, com vistas a uma emancipação humana por inteiro, apoiada nos princípios da ciência, cultura, tecnologia e trabalho que são bases do Programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT). Este trabalho visa também a aplicabilidade através do desenvolvimento de um produto educacional, que indique alternativas institucionais para melhor atender aos discentes em reabilitação profissional do INSS com o intuito da permanência e êxito nos cursos técnicos subsequentes do IFRS Campus Erechim.

Interno - 176.818.206-04 - LUCILIA REGINA DE SOUZA MACHADO - UFMG
Externo ao Programa - 2384035 - IVAN CARLOS BAGNARA