Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA FRAGA HOPPE

DISCENTE : LUCIANA FRAGA HOPPE
DATA : 17/01/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-de-qualificacao-da-luciana-fraga-hoppe-profept

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E O MUNDO DO TRABALHO: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO A PARTIR DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

Estágios. Mundo do Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

O presente estudo integra a linha de pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, da Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O tema de pesquisa refere-se ao estágio supervisionado no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) e teve como problematização a seguinte questão: como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) câmpus Camaquã poderá facilitar o acesso ao conjunto de informações e regulamentos do trabalho pedagógico de estágio supervisionado, de modo a intermediar escola-estudantes-mundo do trabalho? Para tanto, objetiva analisar o papel do estágio supervisionado na formação de estudantes do ensino médio integrado à educação profissional, com a finalidade de elaborar um produto educacional que facilite o acesso ao conjunto de informações e regulamentos do trabalho pedagógico de estágios do IFSul câmpus Camaquã, intermediando escola-estudantes-mundo do trabalho. A abordagem metodológica será qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, a pesquisa será exploratória, descritiva e explicativa, pois buscará maior familiaridade com o problema e tentar-se-á solucioná-lo recuperando informações pelo levantamento bibliográfico e documental, além da realização de pesquisa de campo para identificar os fatos. Para tanto, o lócus do estudo será o IFSul câmpus Camaquã e  realizar-se-á a produção de dados por meio de entrevistas com os servidores envolvidos nos processos de estágio supervisionado: três coordenadores de cursos de ensino médio integrado e uma coordenadora de extensão e, por questionário on-line aplicado aos estudantes, o qual será respondido pelas turmas de quartos anos do EMIEP do câmpus, num total de 88 discentes. A análise dos dados será feita com base na Análise dos Movimentos de Sentidos, fundamento teórico-metodológico que estuda de forma dialética os dados da pesquisa, sob uma perspectiva crítica, levando em conta que a realidade permanece em contínuo movimento, tendo sua centralidade nos discursos. Espera-se que ao final deste estudo e da elaboração do produto educacional, seja possível auxiliar o IFSul câmpus Camaquã no processo de intermediação entre os estudantes e o mundo do trabalho, melhorando o seu desempenho quanto a permanência e o êxito, visto o crescente abandono dos cursos por necessidade de trabalhar. O produto educacional será disponibilizado em repositório público, podendo tornar-se uma ferramenta para os demais câmpus do IFSul e outras instituições.

Presidente - 1901102 - ANA SARA CASTAMAN
Externo ao Programa - ***.701.480-** - LILIANA SOARES FERREIRA - UFSM