Banca de DEFESA: CASSIANO NOIMANN LEAL

DISCENTE : CASSIANO NOIMANN LEAL
DATA : 17/01/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-de-defesa-da-dissertacao-e-produto-educacional-de-cassian

OS JOVENS DO COLÉGIO ESTADUAL ODILA GAY DA FONSECA E O PROCESSO DE INSERÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO

Juventudes. Mundo do trabalho. Formação integral. Educação profissional e tecnológica.

Os jovens, de modo geral, vivenciam em um momento da vida de anseios, angústias profissionais, confrontos, desejos, sentimentos variados, querem viver o presente, são ágeis, mudam de atividades/ações rapidamente e não têm medo de correr riscos. Nesse movimento está a educação escolarizada do ensino médio e o processo de inserção profissional, impulsionando esta investigação denominada “Os jovens do Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca e o processo de inserção ao mundo do trabalho”. Tem como objetivo analisar as principais alternativas (caminhos) disponíveis na sociedade contemporânea para a inserção dos jovens no mundo do trabalho, assim como dificuldades e perspectivas que são encontradas nesse processo com a finalidade de produzir um produto educacional que contribua para esclarecer questões pertinentes à temática e promover a participação dos jovens na sociedade e contribuir para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple uma formação humana integral. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória, a qual foi desenvolvida seguindo abordagem que se assenta numa perspectiva qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos e dos diferentes contextos das juventudes contemporâneas considerando seus múltiplos aspectos. Foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica que fundamentou e orientou o trabalho, considerando materiais já publicados sobre as temáticas de juventudes, mundo do trabalho e EPT, análise documental, bem como por meio de uma pesquisa de campo, assumindo a forma de um estudo de caso. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a jovens estudantes que residem na zona sul do município de Porto Alegre - RS e que frequentam o ensino médio no Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca, com foco em dois grupos distintos: os que atuam no “Programa Jovem Aprendiz” e outros que desenvolvem atividades em “Estágios remunerados curriculares não obrigatórios”. Foram envolvidos 40% de um total de 88 estudantes que realizavam estágios remunerados curriculares não obrigatórios ou que se encontravam inseridos no programa Jovem Aprendiz, perfazendo um total de 35. Com estes procedimentos foi possível destacar as principais alternativas (caminhos) disponíveis na sociedade capitalista ocidental contemporânea para a inserção dos jovens no mundo do trabalho e as dificuldades e perspectivas que estão sendo encontradas nesse processo. A partir desta compreensão foi produzido um produto educacional que esclarece questões pertinentes à temática e incentiva a participação dos jovens na sociedade atual, auxiliando-os a compreender o processo de inserção profissional no mundo do trabalho e tornando-os autônomos e independentes.

Presidente - 1735156 - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Interna - 1901102 - ANA SARA CASTAMAN
Externo ao Programa - ***.701.480-** - LILIANA SOARES FERREIRA - UFSM
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 12:11