Banca de DEFESA: HELDER FELIPE DA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELDER FELIPE DA SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 18/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Banca de Defesa Final - Helder Felipe de Oliveira - ProfEPT Terça-feira, 18 de abril · 2:00 até 5:00
TÍTULO:

Juventudes negras, educação profissional e mundo do trabalho:

estratégias de ensino pautadas na escuta de jovens

visando à promoção de uma educação antirracista


 


PALAVRAS-CHAVES:

Juventudes Negras. Racismo estrutural. Educação Profissional e Tecnológica. Educação antirracista. 


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A presente investigação foi desenvolvida no decorrer do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) estando vinculada à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, no Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como foco as juventudes negras, no contexto da educação profissional, em uma instituição social, na vila Cruzeiro, zona sul da cidade de Porto Alegre. O objetivo central da pesquisa foi promover a escuta de jovens negros que integram esse espaço educativo não escolar, articulando com estudos sobre juventudes, racismo estrutural e mundo do trabalho, visando a produção de subsídios teóricos e metodológicos para o aprimoramento das práticas de ensino, em particular, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, foi caracterizada como uma pesquisa participante. A pesquisa contou com a participação de jovens de uma comunidade da região metropolitana de Porto Alegre vinculados a um Projeto de Formação Inicial da Educação Profissional e Tecnológica, o qual é ofertado por uma instituição social e educativa, presente na comunidade. A adesão dos/as jovens foi voluntária e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS. Num primeiro momento, tal participação consistiu no preenchimento de questionário estruturado, a fim de mapear os conhecimentos prévios acerca das temáticas deste estudo, a saber: racismo estrutural, racismo no mundo do trabalho, racismo e juventudes.A partir de tais dados, foram estruturadas oficinas, denominadas como Oficinas de Letramento Racial, criadas a partir de necessidades de aprofundamento em alguns conceitos, percebidas nas respostas dos jovens ao primeiro questionário. A partir da realização das oficinas e da avaliação das mesmas pelos/as jovens, foi criado um Produto Educacional, no formato de um Guia de atividades contendo a descrição das oficinas sobre Letramento Racial para a promoção de uma Educação Antirracista no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Na primeira parte são abordados os conceitos e na sequência a descrição das atividades propostas, as quais foram elaboradas e aprimoradas a partir do diálogo com os/as jovens participantes do estudo. Na sequência, o Produto Educacional foi avaliado por educadores/as  a quem se destina, os quais atuam com as juventudes no contexto da educação profissional, dentro dessa instituição onde a pesquisa foi realizada. Por fim, Como resultado da pesquisa, destaca-se a necessidade de ampliarmos as iniciativas voltadas à promoção de práticas de educação antirracista, em especial, na EPT, contudo não reduzindo a discussão do racismo a eventos pontuais, mas agendando-o como presente, urgente e necessária nos cursos de capacitação profissional. Neste enfoque, os resultados deste estudo sistematizados no Guia, apontam subsídios teóricos e metodológicos para que os/as educadores/as possam promover espaços para a escuta das juventudes e desenvolvimento de práticas de ensino que contribuam para o enfrentamento ao racismo estrutural, em especial, na educação profissional e no mundo do trabalho.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES - IFSUL
Externa à Instituição - JULIANA RIBEIRO DE VARGAS - UFRGS
Presidente - 1902674 - LILIANE MADRUGA PRESTES
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 10:28
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