Banca de DEFESA: FRANCIANE TUSSET

DISCENTE : FRANCIANE TUSSET
DATA : 27/04/2023
LOCAL: meet.google.com/vom-zrzf-vzb

O DIMENSIONAMENTO E SEUS REFLEXOS NA ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS ALVORADA

Dimensionamento de Pessoal. Trabalho. Técnico Administrativo em Educação. Instituto Federal em Educação.

O presente estudo, em nível de Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), consistiu em identificar e compreender os impactos gerados pelo dimensionamento de pessoal, na atuação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). Os Técnicos Administrativos em Educação são servidores públicos de carreira, que exercem atividades específicas, atuando junto a Instituições Federais de Ensino. Para estas instituições alcançarem seus objetivos e missão, perante a sociedade, faz-se necessário servidores docentes e Técnicos Administrativos, sendo estes últimos os executores das atividades-meio, como atividades administrativas e serviços de apoio. O processo de dimensionamento dos servidores TAEs, ocorre basicamente pelas atribuições legais inerentes aos cargos que exercem, dotado de uma visão técnica com sentido estratégico e gerencial. No entanto, na maioria das vezes, neste processo, não são observados ou considerados como critérios complementares, os aspectos individuais e pessoais do servidor, como o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e trajetória, além de outras variáveis que podem vir a interferir e influenciar no desempenho e atuação deste profissional. O estudo tem por objetivo identificar quais os reflexos gerados pelo dimensionamento dos servidores TAEs, especificamente nos cargos de Auxiliar em Administração e Assistente em Administração, lotados no IFRS - Campus Alvorada. Buscou compreender quais fatores organizacionais possibilitam uma atuação plena deste trabalhador da Educação. Reconhecendo seu papel como agente ativo no processo educativo, relacionando a interação das atividades-meio com a atividade fim da instituição. A pesquisa foi realizada junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada, bem como o desenvolvimento do produto educacional proposto, com o intuito de intervir e auxiliar os gestores na adoção de uma metodologia no processo de elaboração e implantação de um plano de dimensionamento de pessoal, através da identificação dos principais reflexos gerados pelo dimensionamento na atuação dos servidores.

Presidente - 1796137 - MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Interno - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Externo à Instituição - ALESSANDRO CARVALHO BICA - Unipampa
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 18:03