Banca de DEFESA: MARA LISIANE SIEVERT

DISCENTE : MARA LISIANE SIEVERT
DATA : 19/04/2023
LOCAL: Webconferência, via link meet.google.com/oyb-bfca-ddd

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PARA O SIGAA EM UMA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL COM VISTAS À AUTONOMIA PARA O USO DO SISTEMA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Capacitação de Docentes. Turmas Virtuais do SIGAA. Formação Humana Integral. Educação Profissional e Tecnológica.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) gerencia a vida acadêmica de seus alunos através de diferentes sistemas acadêmicos, dentre eles, o Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA). O SIGAA foi configurado conforme regulamentação da Organização Didática do IFRS com o propósito de gerenciar os dados das disciplinas e discentes de todos os níveis de ensino da instituição. O SIGAA é constituído por 44 módulos, entre eles estão o “Portal Docente” e “Turma Virtual”. No “Portal Docente” ficam cadastradas todas disciplinas ministradas para cada professor no semestre/ano. Os professores utilizam o “Portal Docente” do SIGAA para a gestão das informações acadêmicas de seus estudantes. No SIGAA, o ensino é gerenciado por meio do módulo “Turma Virtual”. A Turma Virtual do SIGAA é utilizada para cadastro de plano de ensino, registro de frequência e notas dos discentes, consulta de diário de classe, além de disponibilizar ambiente virtual que permite o compartilhamento de conteúdo, interação por meio de fóruns, enquetes, informações e tarefas. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) realiza uma capacitação aos Registros Acadêmicos, para cada curso implantado no SIGAA, e outra capacitação aos docentes sobre a Turma Virtual. Ao término da capacitação dos docentes é sugerido que um servidor seja responsável por compartilhar este conhecimento com seus pares. A partir da minha atuação profissional na DTI da Reitoria do IFRS, onde me dedico à realização de capacitações e ao suporte dos usuários do SIGAA, constatei que o processo de capacitação do SIGAA precisa ser aprimorado para sanar dificuldades/problemas e alcançar a todos os docentes que utilizam o SIGAA. Na perspectiva do desenvolvimento de minha pesquisa junto ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), este estudo buscou investigar quais são os elementos necessários à capacitação dos usuários no SIGAA do IFRS, em uma perspectiva de formação humana integral, de modo a ampliar seus conhecimentos em relação a sua autonomia no trabalho do sistema acadêmico. Para isto, enquanto metodologia, o estudo utilizou a abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada e do tipo exploratória. Os instrumentos para coleta de dados foram questionários e pesquisa documental em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O lócus de pesquisa foi o IFRS e os participantes foram os servidores formadores e usuários do módulo “Turma Virtual” do SIGAA. Para análise dos dados foi utilizada a tabulação simples e a análise textual discursiva.  Constatou-se boas práticas de capacitações, que podem ser adotadas nas instituições de ensino que utilizam o SIGAA. Estas experiências inspiram a produção e o compartilhamento de novos conhecimentos com potencial transformador da realidade na formação dos servidores bem como na qualificação do ensino. Identificou-se nas percepções dos docentes as facilidades (potencialidades) e dificuldades (fragilidades) na utilização das funcionalidades da Turma Virtual do SIGAA. Estas dificuldades estão vinculadas a falta de conhecimento das funcionalidades na Turma Virtual do SIGAA bem como das normativas da OD do IFRS integradas no sistema. Constatou-se que a usabilidade da Turma Virtual do SIGAA é “boa”, mas requer melhorias no sistema. A partir da pesquisa foi elaborada uma ação formativa, que consiste em dois produtos educacionais, os quais foram apresentados e avaliados positivamente.

Presidente - 1342871 - ALINE GRUNEWALD NICHELE
Interna - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT