Banca de DEFESA: MARCOS VINICIUS BRASIL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS VINICIUS BRASIL
DATA : 28/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
TÍTULO:

DESAFIOS NA SUPERAÇÃO DO ENDIVIDAMENTO PESSOAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO PROEJA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira; Consumismo; Endividamento; Orçamento Familiar.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

A presente pesquisa em nível de Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) teve como finalidade investigar a pertinência da educação financeira e de hábitos de consumo na trajetória de estudantes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). O PROEJA tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade. O Produto Educacional que acompanha esta dissertação foi desenvolvido com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências no gerenciamento das finanças pessoais e incentivar a prática de um consumo mais consciente no cotidiano dos discentes do PROEJA. O estudo aborda a transversalidade entre a educação financeira, cultura do consumo e as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). É apresentada pesquisa bibliográfica para evidenciar conceitos e estruturas que permeiam o campo do comportamento da educação financeira e da cultura do consumo. No percurso investigativo, foi adotada a abordagem qualitativa de caráter exploratório, que consolidou a pesquisa educacional através da aplicação de questionários e entrevistas com os discentes do PROEJA. A pesquisa foi realizada de forma presencial no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS –, Campus Porto Alegre, com os discentes do Curso Técnico em Administração da modalidade PROEJA. A análise de resultados é apresentada através de excertos das entrevistas, quadros e gráficos a partir dos dados colhidos nos questionários em conjunto com a empiria do referencial bibliográfico. O Produto Educacional apresentado através de uma cartilha em formato digital (PDF) considera os resultados da pesquisa e, busca através de uma linguagem acessível, aproximar os discentes do PROEJA do universo das finanças pessoais em seu cotidiano, auxiliando a identificar oportunidades e enfrentar adversidades do capitalismo contemporâneo, o que corrobora para a formação de sujeitos críticos, conscientes e do seu papel social como participantes ativos na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1796654 - MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANCA
Interno - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Externa à Instituição - CAROLINE TAVARES DE SOUZA CLESAR - UERGS
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 10:30
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m3-host.instTimer