Banca de DEFESA: ANDRÉ BENHEKER BERNARDES

DATA : 22/08/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/ana-sara-castaman

INDÚSTRIA 4.0: ANÁLISE DOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS

Indústria 4.0; Classe trabalhadora; Educação Profissional e Tecnológica;  Curso Técnico.

O presente estudo trata da temática Indústria 4.0 (I4.0) e da sua reflexão em cursos técnicos. Inserido na Linha de Pesquisa de “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), questionou-se: quais são os efeitos da indústria 4.0 no mundo do trabalho, conforme a percepção dos egressos dos Cursos Técnicos da Escola Técnica Mesquita, de Porto Alegre/Rio Grande do Sul?. O objetivo desta pesquisa écompreender os sentidos atribuídos pelos Egressos dos Cursos Técnicos da Escola Técnica José César de Mesquita, em Porto Alegre, a respeito da I4.0, com a finalidade de propor um produto educacional que contribua para a formação humana integral da classe trabalhadora. Classifica-se como aplicada, de abordagem qualitativa e fundamenta-se teórico-metodologicamente na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), sendo que a produção dos dados ocorreu a partir da pesquisa bibliográfica e de campo. Teve como lócus a Escola Técnica José César de Mesquita e seu universo, que abrange 2.635 egressos dos Cursos Técnicos em Mecânica Industrial, Eletrônica e Automação Industrial, desde o ano de 2014 até 2022. Assim, para a produção dos dados realizou-se a análise documental dos Projetos Pedagógico de Cursos (PPCs) dos Cursos Técnicos em Mecânica, Automação Industrial e Eletrônica, da Escola Técnica José César de Mesquita e aplicou-se uma entrevista semi-estruturada pautada em um roteiro de 17 perguntas a 24 egressos. A partir da AMS constatou-se compreensão dos avanços tecnológicos associados à I4.0 e da necessidade de qualificação para entendimento do tema. Contudo, as perspectivas não indicaram consideração explícita dos aspectos opostos desses avanços, como o conceito do trabalho morto, da precarização do emprego e das possíveis consequências adversas que a I4.0 pode acarretar. Em decorrência das análises, desenvolveu-se um produto educacional, em formato de curso de formação profissional, para os estudantes da Educação Profissional. O curso foi elaborado na plataforma Moodle e também sob o formato de apostila e estádividido em três módulos, acrescido da apresentação. Trata-se de um curso que tem por finalidade fomentar a reflexão sobre o tema I4.0 em relação à Tecnologia, Trabalho e Educação, de modo a contribuir para que o trabalho pedagógico realizado permita à formação humana integral da classe trabalhadora.

Presidente - 1901102 - ANA SARA CASTAMAN
Externo à Instituição - NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR - IFSUL