Banca de DEFESA: MARGARIDA PRESTES DE SOUZA

DISCENTE : MARGARIDA PRESTES DE SOUZA
DATA : 08/08/2024
LOCAL: IFRS - campus Porto Alegre

AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DO IFRS: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PROPOSTA DE AUTOAVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Ações Afirmativas. Inclusão e Diversidade. Instituto Federal. Educação Profissional e Tecnológica. Autoavaliação Institucional

A presente dissertação descreve a pesquisa de cunho qualitativo, aplicado e exploratório que teve como objetivo, compreender, analisar e promover alternativas para a implementação de uma proposta de avaliação da Políticas de Ações Afirmativas (PAAf) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que contribua para a sua consolidação. Investigou-se as possibilidades de construção coletiva, dessa proposta de avaliação, a partir do diálogo e escuta com a comunidade acadêmica do Campus Bento Gonçalves, local escolhido para a realização desta pesquisa, por se tratar de um dos campi da primeira fase, quando da criação dos Institutos Federais e por ter os núcleos de Ações Afirmativas implementados e consolidados. Considerou-se, para o recorte de pesquisa, os anos de 2021 a 2023. O público-alvo da pesquisa foram as coordenadoras dos núcleos de ações afirmativas, por serem as servidoras que melhor conhecem a temática: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs), No segmento discente participaram da pesquisa, três estudantes do Ensino Médio Integrado, beneficiados de alguma forma, pela Política de Ações Afirmativas do IFRS. Participaram ainda, dois docentes do Ensino Médio Integrado que têm interação com discentes atendidos pela PAAf e dois técnicos administrativos que desempenham suas funções junto à coordenação de assistência estudantil no Campus Bento Gonçalves do IFRS. Foram realizados estudos bibliográfico e documental que embasaram a pesquisa. As percepções dos atores participantes, acerca das ações desenvolvidas na implementação da Política, foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada. Após a análise dos dados das entrevistas, de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016), do Ciclo de Políticas de Ball (2011) e demais etapas da pesquisa obtivemos as categorias finais: Formação continuada, Capacitação, Sensibilização, Ações Afirmativas, Avaliação da PAAf, Inclusão, diversidade, Acessibilidade, Auxílio estudantil, Apoio aos Núcleos de Ações Afirmativas, Acesso e Instituição Inclusiva. Com estas categorias foi possível construir uma matriz com os indicadores, além das questões formuladas como proposta de avaliação da PAAf. Essa matriz de indicadores foi inserida no Guia de Avaliação da Política de Ações Afirmativas do IFRS, Produto Educacional destinado a toda comunidade acadêmica do IFRS. O PE destina-se a fornecer orientações e informações detalhadas à comunidade acadêmica do IFRS, sobre a avaliação da Política de Ações Afirmativas do IFRS (PAAf), visando promover a inclusão, a diversidade e a igualdade na Instituição.

Interna - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Interna - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA
Externa à Instituição - ANA CRISTINA RODRIGUES - Unipampa
Notícia cadastrada em: 02/08/2024 20:12