Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA PIAZZETTA GYSI

DISCENTE : LARISSA PIAZZETTA GYSI
DATA : 30/08/2024
LOCAL: IFRS - Campus POA - Webconferência

TUTORIA DE PARES PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Experiências no Ensino Médio Integrado

Educação Profissional e Tecnológica. Tutoria de Pares.  Educação Inclusiva. Ensino Médio Integrado. Transtorno do Espectro Autista.

Esta pesquisa pretende compreender como acontece a inclusão do(a) estudante com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica por meio da Tutoria de Pares (TP). Para isso analisaremos o processo pedagógico - a tutoria de pares - que ocorre por meio de seleção de bolsista monitor vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), em dois campi do IFRS.  O problema de pesquisa se situa na questão: A Tutoria entre Pares é um recurso que auxilia o processo de inclusão do estudante com transtorno do espectro autista  na Educação Profissional? Para responder essa questão estudaremos a experiência de estudantes com TEA matriculados no Ensino Médio Integrado que recebem este suporte pedagógico e sócio-pedagógico de bolsista/monitor(tutor), selecionado e supervisionado pelo Napne de seus respectivos campi. Esta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo serão utilizadas entrevistas semiestruturadas e, para a interpretação dos dados, será utilizada a análise textual discursiva com o aporte teórico da educação profissional e tecnológica, da educação inclusiva e da literatura sobre o TEA e sobre a TP, utilizados como referencial neste estudo. Justifica-se a relevância do tema pela escassez de publicações: a) voltadas à inclusão do estudante com TEA na adolescência, b) sobre tutoria de pares no âmbito da educação inclusiva e c) da inclusão do estudante com TEA na EPT. Com base na pesquisa de campo o Produto Educacional será desenvolvido e terá como objetivo auxiliar no processo de estruturação da tutoria de pares nos campi estudados, ampliando  os conhecimentos para equipe Napne e demais servidores interessados, incluindo o desenvolvimento de  aporte teórico para os(as) tutores-bolsistas. O formato será definido a partir da pesquisa de campo. O PE abordará informações sobre a Tutoria de Pares, e sobre o Transtorno do Espectro Autista como: critérios diagnósticos, características do transtorno, habilidades comunicativas e sociais e outros aspectos que emergirão da pesquisa de campo. Além disso, o PE trará elementos de acessibilidade, permitindo seu acesso a uma quantidade maior de leitores.

Presidente - ANDREA POLETTO SONZA
Externa ao Programa - CLARISSA HAAS - UFRGS
Externa à Instituição - LARISSY ALVES COTONHOTO - IFES

Notícia cadastrada em: 19/08/2024 19:01