Banca de DEFESA: BARBARA CRISTINA DIAS DE MELLO

DISCENTE : BARBARA CRISTINA DIAS DE MELLO
DATA : 26/09/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/liliane-madruga-prestes

PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DA EPT: DEMANDAS E DESAFIOS A PARTIR DA ESCUTA DE MULHERES TRABALHADORAS DE UM COLETIVO DE ARTESÃS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

Educação Profissional e Tecnológica; Espaços Não Escolares; Empoderamento de Mulheres; Cursos de Formação Inicial e Continuada.

Esta dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) foi desenvolvida na área de concentração Ensino - Educação Profissional e Tecnológica – EPT, especificamente na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, dentro do Macroprojeto 2 – Inclusão e Diversidade em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na EPT. O estudo focou nas ações de um Coletivo de Mulheres, formado por trabalhadoras egressas de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecido pelo IFRS – campus Viamão, entre 2014 e 2015. Este coletivo atua na promoção da inclusão de mulheres no mundo do trabalho e na continuidade de seus processos educacionais, proporcionando um ambiente onde mulheres artesãs se inspiram mutuamente e promovem ações voltadas à sustentabilidade, economia solidária e acolhimento. A pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades e dificuldades enfrentadas por essas mulheres, ouvindo suas experiências e produzindo subsídios teóricos e metodológicos para aprimorar as práticas de ensino na EPT em espaços não escolares, com um foco especial na promoção da equidade de gênero. O estudo, de caráter qualitativo, incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa participante. Esta última foi realizada por meio de entrevistas e questionários estruturados aplicados às mulheres que integraram o Coletivo desde sua criação até os dias atuais.Os dados foram organizados em categorias com base nos estudos de Bardin (2016), cujas análises serviram de base para a elaboração de quatro oficinas temáticas, desenvolvidas em parceria com o Coletivo de Mulheres. Os resultados foram compilados em um guia com sugestões de roteiros de oficinas, destinado ao aprimoramento das práticas educativas no contexto da oferta de cursos FIC, visando a promoção da equidade de gênero. Este produto educacional visa inspirar outras iniciativas em contextos não escolares, contribuindo para a criação de espaços inclusivos e diversos e fortalecendo a relação entre a educação profissional e tecnológica e as práticas de equidade de gênero.

Interno - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Externo à Instituição - MARTHA GIUDICE NARVAZ - UERGS