Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA LISIANE SIEVERT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARA LISIANE SIEVERT
DATA : 28/04/2022
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/dah-ybap-cgb
TÍTULO:

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PARA O SIGAA EM UMA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E DA AUTONOMIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Capacitação de Docentes. Turmas Virtuais do SIGAA. Formação Humana Integral. Educação Profissional e Tecnológica.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) gerencia a vida acadêmica de seus alunos através de diferentes sistemas acadêmicos, dentre eles, o Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA). O SIGAA foi configurado conforme regulamentação da Organização Didática do IFRS com o propósito de gerenciar os dados das disciplinas e discentes de todos os níveis de ensino da instituição. O SIGAA é constituído por 44 módulos, entre eles estão o “Portal Docente” e “Turma Virtual”. No “Portal Docente” ficam cadastradas todas disciplinas ministradas para cada professor no semestre/ano. Os professores utilizam o “Portal Docente” do SIGAA para a gestão das informações acadêmicas de seus estudantes. No SIGAA, o ensino é gerenciado por meio do módulo “Turma Virtual”. A Turma Virtual do SIGAA é utilizada para cadastro de plano de ensino, registro de frequência e notas dos discentes, consulta de diário de classe, além de disponibilizar ambiente virtual que permite o compartilhamento de conteúdo, interação por meio de fóruns, enquetes, informações e tarefas. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) realiza uma capacitação aos Registros Acadêmicos, para cada curso implantado no SIGAA, e outra capacitação aos docentes sobre as turmas virtuais. Ao término da capacitação dos docentes é sugerido que um servidor seja responsável por compartilhar este conhecimento com seus pares. A partir da minha atuação profissional na DTI  da Reitoria do IFRS, onde me dedico à realização de capacitações e ao suporte dos usuários do SIGAA, constatei que o processo de capacitação do SIGAA precisa ser aprimorado para sanar dificuldades/problemas e alcançar a todos os docentes que utilizam o SIGAA. Na perspectiva do desenvolvimento de minha pesquisa junto ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o estudo busca investigar como capacitar os usuários para o SIGAA do IFRS, baseada nos princípios da formação humana integral e da autonomia, de modo a ampliar seus conhecimentos em relação ao trabalho no sistema acadêmico. Para isto, enquanto metodologia, o estudo utilizará a abordagem qualitativa, de natureza aplicada e do tipo exploratória. Os instrumentos para coleta de dados serão questionários e pesquisa documental. O lócus de pesquisa será o IFRS e os participantes serão os servidores que utilizam o módulo “Turma Virtual” do SIGAA. Para análise dos dados será utilizada a tabulação simples e a análise textual discursiva.  A partir da pesquisa será concebido um Produto Educacional que consistirá numa nova ação de capacitação para usuários do SIGAA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1342871 - ALINE GRUNEWALD NICHELE
Interno - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Externo à Instituição - ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO - UFPel
Notícia cadastrada em: 07/04/2022 18:31
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