Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIANO NOIMANN LEAL

DISCENTE : CASSIANO NOIMANN LEAL
DATA : 27/05/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-de-qualificacao-do-cassiano-noimann-leal

INSERÇÃO DOS JOVENS NO MUNDO DO TRABALHO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS

Juventudes. Mundo do trabalho. Formação integral. Educação profissional e tecnológica.

Este projeto de pesquisa, denominado “Inserção dos jovens no mundo do trabalho da sociedade contemporânea: dificuldades e perspectivas”, tem como objetivo analisar as principais alternativas (caminhos) disponíveis na sociedade contemporânea para a inserção dos jovens no mundo do trabalho, assim como dificuldades e perspectivas que são encontradas nesse processo com a finalidade de produzir um guia (impresso ou disponível na internet, num site) que contribua para esclarecer questões pertinentes à temática e promover a participação mais efetiva dos jovens na sociedade e contribuir para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple uma formação humana integral. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória, a qual será desenvolvida seguindo abordagem que se assenta predominantemente numa perspectiva qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos e dos diferentes contextos das juventudes contemporâneas considerando seus múltiplos aspectos. Será realizada a partir de pesquisa bibliográfica que fundamenta e orienta o trabalho, considerando materiais já publicados sobre as temáticas de juventudes, mundo do trabalho e EPT (livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet), análise documental, bem como por meio de uma pesquisa de campo, assumindo a forma de um estudo de caso, a qual envolverá jovens estudantes do ensino médio que residem na zona sul do município de Porto Alegre - RS, com foco em dois grupos distintos: estudantes que atuam no “Programa Jovem Aprendiz” e estudantes que desenvolvem atividades em “Estágios remunerados curriculares não obrigatórios”, assim como gestores das agências de integração de estágios. A coleta de dados será feita por meio da aplicação de um questionário a 100% dos estudantes que atuam no “Programa Jovem Aprendiz” no Clube Professor Gaúcho e 40% de um total de 105 estudantes que realizam estágios remunerados curriculares não obrigatórios (42 estudantes) e que frequentam o Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca, realização de entrevistas com gestores das agências de integração de estágios e análise de documentos relacionados com os citados programas. Os dados obtidos da pesquisa de campo serão analisados de forma interligada e interdependente em confrontação com as referências obtidas da pesquisa bibliográfica e com os documentos analisados. Com estes procedimentos espera-se contribuir para produzir um produto educacional que contribua para esclarecer questões pertinentes à temática e promover a participação dos jovens na sociedade contemporânea, assim como para contribuir para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais voltadas para a educação profissional técnica de nível médio, assim como para as instituições de ensino que oferecem esta modalidade de ensino, fortalecendo o desenvolvimento da EPT que contempla uma formação humana integral. Por fim, espera-se que este trabalho de pesquisa auxilie as juventudes a compreender criticamente o processo de inserção profissional no mundo do trabalho e participar mais efetivamente na sociedade. Ademais, a pesquisa será de grande valia para a minha própria formação profissional/pessoal bem como para a carreira acadêmica.

Presidente - 1735156 - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Interno - 1901102 - ANA SARA CASTAMAN