O PAPEL DA APRENDIZAGEM ATIVA EM UM MUNDO PÓS-PANDEMIA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ensino remoto; ensino híbrido; aprendizagem ativa; pós-pandemia; educação profissional e tecnológica
O presente projeto de pesquisa, intitulado: “O papel da Aprendizagem Ativa em um mundo pós-pandemia: reflexões e perspectivas na educação profissional e tecnológica” tem por objetivo dialogar sobre os desafios enfrentados no processo educacional durante o Ensino Remoto causado pela pandemia COVID-19 1 , em um contexto histórico jamais vivido nos últimos anos, onde os recursos tecnológicos foram essenciais para mediar o processo de ensino-aprendizagem, dadas as exigências de distanciamento social. A partir de uma pesquisa bibliográfica o estudo busca refletir sobre as adversidades encontradas nesse novo modelo de educação gerado pela necessidade de reorganizar a prática pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica, e a influência e os reflexos deixados pelo ensino remoto na pós-pandemia. Como aportes teóricos serão aprofundados os seguintes temas: Histórico da Educação Profissional e Tecnológica – EPT; Ensino Remoto Emergencial; Aprendizagem Ativa; Ensino Híbrido; Saberes docentes e a formação continuada. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa de natureza aplicada. Quanto aos objetivos da pesquisa, a mesma se caracteriza como sendo exploratória. Como estratégia metodológica adotou-se a pesquisa bibliográfica através da revisão sistemática documental.