Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA SILVA MARTINS

DISCENTE : ADRIANA SILVA MARTINS
DATA : 20/04/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-de-qualificacao-do-projeto-de-pesquisa-da-adriana-silva-m

DIÁLOGOS ENTRE IFRS - CAMPUS ALVORADA E LIDERANÇAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES: UM ENCONTRO COM A EXTENSÃO

IFRS - Campus Alvorada; Movimentos sociais populares; Memória da EPT; Observatório; ProfEPT.

A extensão constitui um dos pilares da educação profissional e tecnológica (EPT) e, junto ao ensino e a pesquisa, alicerça as dimensões da formação humana integral e da educação emancipatória. Movimentos sociais populares constituem terrenos férteis para a interação dialógica entre instituição e território, amplificando o alcance, qualificando e legitimando a execução das ações propostas, pelas vozes de suas lideranças. Do diálogo entre instituição e tais movimentos nascem as inquietudes. Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Alvorada, cujo processo de escuta junto à comunidade teve início em 2012, faz parte da luta popular pela implantação de uma escola técnica naquele município. O IFRS Campus Alvorada, sendo conquista dos movimentos sociais populares, faz parte da gênese da EPT naquele território, embora tenha sua história fragmentada e pouco conhecida, tanto pela comunidade alvoradense, como pela comunidade acadêmica. Nesta direção, este projeto de pesquisa busca organizar a história da implantação do IFRS - Campus Alvorada e da EPT no município de Alvorada - RS, valorizando as memórias das lideranças dos movimentos sociais populares que vivenciaram aquele período, elaborando como produto educacional um observatório, que terá a finalidade de registrar tais memórias, bem como contribuir para impulsionar as novas ações de extensão que são realizadas.Pretende também identificar como as relações do Campus com os movimentos sociais e populares tiveram sua continuidade, mapeando as ações de extensão realizadas no período de 2015 a 2022, em colaboração ou parceria com os movimentos sociais populares. Inserido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, a pesquisa aqui proposta constitui-se em um estudo qualitativo, com base em narrativas históricas e exploratória e documental que pretende contar a história da concepção e implantação do Campus Alvorada, a partir de relatos e entrevistas com lideranças dos movimentos sociais populares que participaram desta construção, concomitante ao levantamento de registros documentais sobre projetos e ações realizadas em parcerias com tais lideranças. Espera-se aprofundar a discussão sobre as potencialidades e dificuldades encontradas no decorrer de ações de extensão realizadas nessas parcerias das quais espera-se evidenciar as contribuições da extensão para o desenvolvimento local e para o combate às desigualdades sociais, anseios estes de onde emergem as lutas dos movimentos sociais populares e que dialogam diretamente com a missão institucional do IFRS. A constituição do observatório, permitirá um registro mais completo da história do Campus Alvorada e será repositório para outras histórias ainda não contadas, abrindo novos diálogos e perspectivas para a consolidação da instituição naquele território.

Presidente - 1735156 - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Interna - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Externa à Instituição - CRISTHIANNY BENTO BARREIRO - IFSUL
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 10:47