Banca de DEFESA: GRAZIELLE MARIN LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRAZIELLE MARIN LEITE
DATA : 19/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Web Conferência
TÍTULO:

A PRÁXIS COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MAPA DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES DE BENS, SERVIÇOS E OBRAS DO IFRS




PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho como Princípio Educativo. Práxis. Contratações Públicas. Mapa de Riscos.


PÁGINAS: 220
RESUMO:

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica do IFRS, na linha de pesquisa Organização e Memórias de
Espaços Pedagógicos na EPT. A gestão de riscos nas contratações públicas é um
instrumento de governança e, materializado sob a forma do mapa de riscos na fase
de planejamento das contratações, trata-se da implantação e consolidação de um
novo paradigma legal que representa um mecanismo para identificar, avaliar e
gerenciar potenciais eventos que possam afetar a instituição prejudicando o alcance
dos seus objetivos. A qualificação dos processos de contratações públicas numa
instituição de ensino, como atividade transversal que pode maximizar o alcance dos
objetivos de ensino, pesquisa e extensão, passa pelas práticas educativas, que,
utilizando-se da práxis, podem contribuir para a formação do servidor com ênfase na
compreensão e significação do seu processo de trabalho, colocando-o numa posição
de protagonismo de sua história e da história da sociedade. Nesse sentido, a presente
pesquisa procurou compreender e conhecer a práxis do processo de construção dos
mapas de riscos na fase de planejamento das contratações no IFRS e o nível de
significado desta atividade sob o ponto de vista dos membros das equipes de
planejamento, por meio de pesquisa aplicada, bibliográfica, documental e exploratória,
num estudo de caso com análise qualitativa de conteúdo. O referencial teórico
utilizado baseia-se na legislação e normativas federais e de órgãos de controle acerca
da governança pública e gestão de riscos, numa conversa que abrange o caráter
ontológico do trabalho, o contexto do trabalho como princípio educativo, o movimento
da práxis e a teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky. O resultado da pesquisa
materializou um curso MOOC, intitulado “Por que, quando e como construir mapas de
riscos nas contratações públicas”, que propõe-se a contribuir, como produto
educacional, com a criação de espaços pedagógicos na EPT e a formação dos
servidores das equipes de planejamento das contratações, ampliando suas
capacidades cognitivas e atitudinais e trazendo significado ao seu fazer laboral para
a qualificação do processo de construção dos mapas de riscos, ao mesmo tempo que
maximiza a possibilidade de alcance dos objetivos institucionais, transformando a
sociedade na medida que fortalece a Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Externo à Instituição - MAURO MASTELLA - UFCSPA
Externo à Instituição - LEANDRO RAFAEL PINTO - IFPR
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 09:09
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