Banca de QUALIFICAÇÃO: AUGUSTO BASSO VEBER

DISCENTE : AUGUSTO BASSO VEBER
DATA : 20/04/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacao-profept-augusto

A COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DO CAMPUS BENTO GONÇALVES DO IFRS: a divulgação de notícias como caminho para uma formação humana integral

Comunicação. Educação Profissional e Tecnológica. Dialogicidade. Formação humana integral. Produto educacional.

A presente pesquisa, realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande 3do Sul (IFRS), está inserida na Linha de Pesquisa de “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e busca compreender um cenário existente e, a partir disso, propor um produto educacional que será testado para buscar solucionar a problemática apresentada. A pesquisa visa entender qual é a relação entre a divulgação de notícias pela Coordenadoria de Comunicação do Campus Bento Gonçalves do IFRS e a formação humana integral dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dessa instituição, tendo em vista que as matérias sobre editais, palestras, cursos, entre outros eventos, são realizadas pela instituição em seus canais oficiais de divulgação. Para o desenvolvimento da pesquisa, entre os objetivos propostos será mapear qual é a percepção dos estudantes sobre o trabalho desenvolvido pela Comunicação, investigar se eles conhecem e acompanham o trabalho realizado pela instituição e se buscam informações sobre notícias, procurando possíveis lacunas que prejudiquem a divulgação da informação para todos. Também será investigado se a comunidade acadêmica propõe pautas ou se essas informações não são repassadas internamente, além de estudar os documentos norteadores da instituição e identificar o papel da comunicação nesses espaços. Como forma de subsidiar a pesquisa em desenvolvimento, o projeto contempla a apresentação do Campus Bento Gonçalves e da reorganização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, ocorrida em 2008, momento em que surge a proposta de formação humana integral nas instituições da Rede Federal. Também são apresentados os conceitos de comunicação organizacional e comunicação pública, pois entende-se que o trabalho desenvolvido pela coordenadoria citada mescla ambas as áreas. Os últimos dois conceitos abordados na pesquisa são educação dialógica, ou dialogicidade, e educomunicação, que se destacam pela pesquisa ser realizada com estudantes, buscando uma interação dialógica e propondo a criação de um outro produto comunicativo. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e será realizada a partir da metodologia de pesquisa-ação. Os estudantes serão convidados a responder um questionário eletrônico que servirá para compreender qual é a percepção deles e se eles acessam o conteúdo noticioso produzido no Campus. Após essa etapa, aproximadamente quinze estudantes dos segundos e terceiros anos, que concordarem, serão convidados a participar de uma entrevista presencial, semiestruturada, para complementar as informações coletadas anteriormente. Com os dados da pesquisa coletados, será possível propor a elaboração de um produto educacional que terá como principal objetivo contribuir na formação humana integral dos estudantes a partir da ampliação da divulgação das ações do Campus para um número maior de estudantes. O produto educacional gerado pela pesquisa será disponibilizado em repositório público, com livre acesso a outros pesquisadores e instituições que busquem conhecer e, quem sabe, auxiliar também em outras instituições no processo de divulgação das notícias de atividades que ocorrem para além da sala de aula ao público interno, em especial aos estudantes.

Interna - 1342871 - ALINE GRUNEWALD NICHELE
Interna - 1333478 - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO