Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA LEAL BJERK

DISCENTE : ROSANGELA LEAL BJERK
DATA : 28/06/2023
LOCAL: meet.google.com/pzg-gysn-aoz

Caminhos trilhados no contexto da EPT: memórias de práticas compartilhadas entre o IFRS campus Porto Alegre e o Parque Natural Morro do Osso

Educação Profissional e Tecnológica. Memória. Espaço não Formal. Parque Natural Morro do Osso.  IFRS - Campus Porto Alegre.

A lei federal 11.892 de 29 de dezembro de 2008 (BRASIL, 2008) instituiu a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Esta rede de ensino voltada para a educação profissional e tecnológica, trás em sua essência a visão de formação integral do estudante alicerçada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão. O IFRS campus Porto Alegre, desde sua criação em 2009, tem uma parceria bastante consolidada com a Unidade de Conservação (UC), Parque Natural Morro do Osso (PNMO), construída através de ações nestes três pilares, de forma integrada. O presente trabalho está vinculado ao Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT), dentro da linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto 04 - que estuda as memórias e história da EPT - e tem como objetivo principal investigar como se deu a trajetória histórica da parceria entre o IFRS-Campus Porto Alegre e o Parque Natural Morro do Osso, desenvolvida através de ações de ensino, pesquisa e extensão, visando a preservação destas memórias institucionais e destas ações em espaços não formais de educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa de cunho histórico, de natureza qualitativa, exploratória com relação aos seus objetivos, que utilizará como procedimentos técnicos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, e a história oral (narrativas). Neste sentido, para atingir os objetivos da pesquisa será realizada a análise documental dos projetos e posterior seleção dos sujeitos a serem entrevistados. Estes serão escolhidos conforme critérios de inclusão e exclusão, dentre os quais o conjunto de atores envolvidos no âmbito do IFRS Campus Porto Alegre, como servidores e alunos bolsistas e voluntários, gestores e servidores do PNMO bem como os egressos participantes de cursos de extensão, este último grupo considerado público externo. Além da dissertação será desenvolvido como produto educacional um documentário, construído a partir das narrativas dos sujeitos da pesquisa, que pretendemos postar no Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS, registrando essas memórias, difundindo as ações frutos desta parceria, que faz parte do trabalho desenvolvido nestas importantes Instituições. Busca também, inspirar o registro de outras ações no Núcleo de Memória do IFRS - Campus POA, auxiliando no seu objetivo de organizar a memória de forma coletiva, preservando assim a história da instituição e de suas comunidades de abrangência colaborando com o compromisso estratégico de composição da identidade e da estabilidade institucional.

Presidente - 1796137 - MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Interno - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Externo à Instituição - VALESCA BRASIL COSTA
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 14:24