Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂNIA GEORG FLORÃO BELMONTE

DISCENTE : TÂNIA GEORG FLORÃO BELMONTE
DATA : 24/10/2023
LOCAL: Sala de convenções - Campus POA do IFRS - Torre Norte

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO:

ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS ENTRE EDUCAÇÃO, TRABALHO E TECNOLOGIAS

A PARTIR DA ESCUTA DE DOCENTES E DISCENTES DA EJA

Educação, trabalho e tecnologias. Educação de Jovens e Adultos. Recursos Educacionais Abertos.

A presente pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em rede pelo IFRS - Campus Porto Alegre, a qual contempla projetos que abordam a Educação de Jovens e Adultos. Neste enfoque, este estudo pretende investigar os saberes e práticas de docentes e estudantes sobre o uso das  tecnologias no âmbito da educação e do trabalho, enfocando as potencialidades e demandas para a utilização de Recurso Educacional Aberto (REA) para o aprimoramento das práticas de ensino, em particular, no contexto da educação de jovens e adultos. Para tanto, a  metodologia será de caráter qualitativo e quanto aos procedimentos incluirá a realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa participante. Quanto à pesquisa bibliográfica, incluirá a ampliação dos estudos a partir de autores/as tais como Freire (1981), Saviani (2007), Moura (2008), Frigotto (2009), Pinto (2005) e demais estudiosos dos campos da tecnologia, trabalho, EPT e EJA. Concomitantemente será realizado o mapeamento do estado da arte das teses e dissertações sobre tal temática, no período de 2017 a 2022 e disponibilizadas no Portal da CAPES, Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e no Observatório do ProfEPT. No tocante à pesquisa documental constará do levantamento das atuais políticas públicas para a EJA relacionadas ao uso de REAs nas práticas de ensino, em especial, no contexto da EPT.  Na sequência, está previsto o mapeamento de concepções prévias e demandas de docentes e discentes de duas escolas públicas  da região metropolitana de Porto Alegre que ofertam a modalidade da EJA. Os dados produzidos serão sistematizados mediante a elaboração de um produto educacional no formato de uma proposta de curso MOOC (Massive Open Online Course), que significa em tradução aproximada Curso Online Aberto e Massivo a ser disponibilizado, de forma pública e gratuita, em recurso educacional aberto (REA) no Portal EduCAPES e no Observatório do ProfEPT. Com este estudo espera-se promover a ampliação dos estudos sobre os conceitos de tecnologias, trabalho e educação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) produzindo subsídios teóricos e metodológicos para a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REAs) enquanto estratégias para o aprimoramento das práticas de ensino com jovens e adultos trabalhadores.

Presidente - 1902674 - LILIANE MADRUGA PRESTES
Interna - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Interna - 1345226 - MICHELLE CAMARA PIZZATO
Externo à Instituição - JULIAN SILVEIRA DIOGO DE AVILA FONTOURA - UFRGS