Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE KRAUSPENHAR GERHARDT

DISCENTE : DENISE KRAUSPENHAR GERHARDT
DATA : 22/03/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/ana-sara-castaman

TRABALHO POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: contribuições para minimizar os efeitos do Neuromarketing das mídias sociais no estímulo ao consumismo

Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Neuromarketing. Mídias Sociais. Consumismo. Trabalho por Projetos.

Este trabalho consiste na apresentação de um projeto de pesquisa, cujo objetivo geral será analisar os efeitos do Neuromarketing das mídias sociais sobre os estudantes do ensino médio integrado à educação profissional, com a finalidade de propor um produto educacional voltado ao trabalho por projetos como forma de contribuir para a prevenção de comportamentos de consumismo. Trata-se de uma pesquisa que se vincula à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos, integrando o Macroprojeto 5 - organização do currículo integrado na EPT, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O estudo é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e, quanto à realização dos objetivos, de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos que serão utilizados, configura-se como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Considera-se o IFRS - Campus Canoas como lócus da pesquisa e o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio como seu objeto de estudo, enquanto que os sujeitos serão representados por uma amostra de, no mínimo, 20% dos  22 discentes (do quarto ano) e dos 36 docentes (de todos os anos) do referido curso. As informações serão produzidas por meio de revisão bibliográfica, análise documental e levantamento via aplicação de questionário on-line, sendo que para a análise dos dados será empregada a Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS). A partir dos resultados obtidos, pretende-se elaborar um produto educacional, em formato de manual, que contribua para minimizar os efeitos do Neuromarketing das mídias sociais sobre estudantes do ensino médio integrado à educação profissional, a fim de que eles possam evitar comportamentos de consumismo.

Presidente - 1901102 - ANA SARA CASTAMAN
Interno - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Externa à Instituição - Maria Aparecida Belintane Fermiano
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 10:08