Banca de DEFESA: LUCIANA FRAGA HOPPE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA FRAGA HOPPE
DATA : 24/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/ana-sara-castaman
TÍTULO:

ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E  MUNDO DO TRABALHO: ARTICULAÇÕES COM BASE NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO IFSUL CÂMPUS CAMAQUÃ


PALAVRAS-CHAVES:

Estágios. Mundo do Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.


PÁGINAS: 184
RESUMO:

O presente estudo integra a linha de pesquisa ‘Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica’, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, da Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O tema de pesquisa refere-se ao estágio supervisionado no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) e teve como problematização: como qualificar o acesso ao conjunto de regulamentos e orientações sobre os estágios supervisionados no âmbito do EMIEP, com base nos sentidos evidenciados em discursos de servidores e estudantes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) câmpus Camaquã? Para tanto, objetiva analisar nos discursos de estudantes e servidores do IFSUL câmpus Camaquã, as concepções de Estágio Supervisionado e sua relevância no EMIEP, com a finalidade de elaborar um produto educacional que qualifique o acesso ao conjunto de regulamentos e orientações sobre os estágios, tendo em vista a articulação com o mundo do trabalho. A abordagem metodológica foi quali e quantitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos exploratório, descritivo e explicativo, buscou maior familiaridade com o problema, produzindo dados pelo levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. Para tanto, o lócus do estudo foi o IFSul câmpus Camaquã e foram realizadas entrevistas com os servidores (três coordenadores de cursos de ensino médio integrado e uma coordenadora de extensão) envolvidos nos processos de estágio supervisionado e, aplicado questionário on-line aos estudantes do EMIEP cursando os quartos anos do ano letivo de 2022, num total de 56 discentes. A análise dos dados foi feita com base no fundamento teórico-metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS). Evidenciou-se dificuldade de acesso aos documentos e na comunicação com o setor de estágios. Além disso, constatou-se a necessidade de promover maior articulação entre escola e empresas locais para implementação de mais vagas para estágios supervisionados. Portanto, foram elaborados dois produtos educacionais (PE): 1) o Guia d@ Estagiári@”, classificado como material didático/instrucional, direcionado aos estudantes como um facilitador do acesso aos documentos, legislações e outros materiais relacionados aos temas trabalho e estágios; 2) a “I Feira dos Estágios e Profissões do IFSul Câmpus Camaquã”, direcionado aos servidores, composto de um passo a passo para realização de um evento organizado. Este estudo e os PE colocam em cena os estágios supervisionados como possibilidade de superação da perspectiva de um simples encaminhamento para o mercado, para atingir o patamar de articulador entre o trabalho pedagógico realizado na instituição e o mundo do trabalho. Os PE serão disponibilizados em repositório público, e têm possibilidade de se tornarem ferramentas para outras instituições de ensino. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1901102 - ANA SARA CASTAMAN
Externo à Instituição - LILIANA SOARES FERREIRA - UFSM
Externo à Instituição - NEI JAIRO FONSECA DOS SANTOS JUNIOR - IFSUL
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 10:09
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