Banca de QUALIFICAÇÃO: TAINÁ NUNES DA SILVA

DISCENTE : TAINÁ NUNES DA SILVA
DATA : 04/07/2024
LOCAL: IFRS - Campus POA - Webconferência

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O CAMINHO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DO TRADUTOR-INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS EGRESSO DO IFRS CAMPUS ALVORADA

Educação Profissional e Tecnológica; Ensino; Tradutor-Intérprete de Libras-Português; Mundo do Trabalho; Consciência Política.

O curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras-Português (TTILS) do IFRS Campus Alvorada tem a prática profissional como eixo principal do currículo de formação técnica dos estudantes. No entanto, para conhecer a realidade na sua complexidade histórica é necessário superar o aparente e o imediato e isso só é possível através da práxis, que é a atividade teórico-prática com potencial de transformação social. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é contribuir teoricamente com a formação da consciência política dos estudantes do curso, a fim de garantir uma formação técnica de nível médio comprometida com a formação humana integral para a atuação crítica destes futuros profissionais nos espaços formais no mundo do trabalho. A regulamentação da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras (Tilsp) veio através da Lei n° 12.319 (Brasil, 2010). O Tilsp nasce dentro da conjuntura política e econômica neoliberal e é um reflexo desse modelo dominante de exploração e precarização do trabalho e do trabalhador, principalmente após a Reforma Trabalhista. O Tilsp, enquanto categoria profissional, é o resultado da luta histórica da Comunidade Surda organizada politicamente a fim de garantir seus direitos políticos e sociais e não como uma necessidade do modo de produção capitalista. A partir do mapeamento realizado nas bases de dados da Capes, Scielo, Observatório do ProfEPT, BDTD, entre outros, percebeu-se que há uma lacuna existente sobre o tema. A fim de contribuir com o ensino e a formação da consciência política dos futuros egressos do TTILS, a pesquisa será qualitativa e de caráter explicativo, com procedimentos bibliográfico e documental. Como instrumento de coleta de dados será utilizado o formulário semiestruturado, que contará com a participação dos egressos do curso. Contribuir com a formação da consciência política dessa categoria profissional, enquanto classe trabalhadora consciente da ontologia do trabalho, a partir do materialismo histórico-dialético, torna-se algo urgente e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode ser o caminho para a tomada de consciência, tendo em vista que o IFRS Campus Alvorada é a única instituição pública do Rio Grande do Sul (RS) que oferta o curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras e tem nas suas diretrizes o trabalho como princípio educativo. O presente trabalho faz parte da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Presidente - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA
Interna - 1796137 - MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA