FOMENTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) ATRAVÉS DO USO DA MÍDIA SOCIAL TWITTER/X
Mídia social Twitter/X. Práticas Educativas. Educação Profissional e Tecnológica.
É imperativo incorporar práticas pedagógicas interativas no cenário atual, pois o
público que frequenta as escolas atualmente é oriundo da cultura digital e está
familiarizado com o uso de mídias sociais como meio de sociabilidade. Essas
ferramentas oferecem características de compartilhamento de conteúdo e
mobilização para ensino e aprendizagem, podendo ser utilizadas pedagogicamente
e para interações profissionais entre professores, independentemente da localização
geográfica de seus Institutos Federais. Esta pesquisa visa analisar a incorporação
da mídia social Twitter/X pelos professores no processo de ensino e aprendizagem
para formar estudantes mais críticos e reflexivos, especificamente no contexto da
Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de um estudo no âmbito do Mestrado
Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, com o objetivo de
produzir um guia de orientação para a utilização do Twitter/X como ferramenta
pedagógica. Inicialmente, será realizada uma revisão bibliográfica para orientar a
pesquisa, com base nos estudos produzidos sobre o tema. Essa revisão será
conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), que permite
reunir e sintetizar de forma sistemática as evidências disponíveis sobre um
determinado tema, proporcionando uma visão abrangente do estado atual do
conhecimento. Para coletar os dados, será utilizado um questionário misto,
considerando a amplitude da pesquisa. A análise dos dados ocorrerá por meio da
técnica de análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa tem como perspectiva, a partir
do perfil dos docentes em relação à utilização da mídia social Twitter/X, identificar o
uso ou não desta para fins pedagógicos e, a partir disso, elaborar um guia de
utilização que permita que essa rede social seja empregada como ferramenta
didática de forma eficiente no processo de ensino e aprendizagem.