Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO RODRIGUES ECHEVARRIA

DISCENTE : LEONARDO RODRIGUES ECHEVARRIA
DATA : 29/08/2024
LOCAL: meet.google.com/hzc-utch-bfa

Indústria 4.0 e as Práticas Escolares na Educação Profissional e Tecnológica: Estudo dos Cursos Técnicos em Informática do Colégio Protásio Alves de Porto Alegre - RS (2020 a 2024).

Indústria 4.0, Internet das coisas, Educação Profissional e Tecnológica, Politecnia.

Este trabalho tem como objetivo analisar como a Indústria 4.0 é abordada na prática docente no nível técnico da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa seguirá uma abordagem predominantemente qualitativa exploratória, com coleta de dados por meio de pesquisa documental, bibliográfica e aplicação de questionário  aos docentes de uma escola técnica da região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, propõe-se a criação de um Curso de Formação para os educadores, para promover a compreensão dos conceitos da Indústria 4.0, como produto educacional. A relevância deste trabalho reside na necessidade de compreender e aprimorar a abordagem da Indústria 4.0 na prática escolar, especialmente nos cursos técnicos. A análise da prática escolar partirá dos currículos e proporcionará identificar pontos fortes, lacunas e boas práticas de ensino. Compreender como a Indústria 4.0 é estudada na escola técnica pública é essencial para garantir uma formação mais alinhada às novas necessidades e tendências decorrentes desse processo de transformação da Indústria 4.0. Além disso, a criação de uma formação docente feita em vídeo oferecerendo uma abordagem mais dinâmica e envolvente para que os docentes reflitam e consolidem os conceitos da Indústria 4.0 de forma prática. Com base nos resultados da pesquisa e nas análises realizadas, serão elaboradas conclusões e recomendações práticas para aprimoramento dos currículos e principalmente das práticas escolares. Essas recomendações visarão dar uma formação mais qualificada e preparada para os desafios do mundo do trabalho desse começo de Século XXI. Espera-se que este trabalho contribua para o avanço do conhecimento na área da Educação Profissional e Tecnológica, fornecendo subsídios para aprimorar a formação dos docentes.

Interna - 1796137 - MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Presidente - 1345226 - MICHELLE CAMARA PIZZATO