A POLITECNIA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE VIAMÃO
Educação de Jovens e Adultos. Politecnia. Educação Profissional e Tecnológica. Currículo. Educação Humana Integral
Este estudo de caso tem como objeto de análise a Educação de Jovens e Adultos ofertada na Rede de Ensino Municipal de Viamão, Rio Grande do Sul, com o propósito de instituir uma política educacional de base politécnica para essa modalidade de ensino. Para aprofundar a questão, será realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com a utilização de entrevistas com docentes e discentes de duas escolas da Rede Municipal, bem como análise documental da proposta educacional atual e da legislação vigente. Os documentos a serem analisados na pesquisa consistem em norteadores da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Político Pedagógico das duas escolas escolhidas e a proposta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, parceria entre o IFRS-Campus Viamão e a Secretaria de Educação a ser oferecido a cento e vinte estudantes da Modalidade EJA a ser realizada no ano de 2022. Com o resultado da pesquisa, pretende-se desenvolver um produto educacional que contribua para a construção de uma política educacional para a reformulação do currículo da EJA da Rede Municipal de Viamão, com base na politecnia, englobando as dimensões da ciência, do trabalho, da cultura e da tecnologia. Por meio do ensino politécnico, o aluno terá um desenvolvimento integral, capacitando-o a dominar o conteúdo aprendido na escola e inserir-se no mundo do trabalho a partir de uma perspectiva emancipatória, articulando o domínio do conhecimento teórico e prático, compreendendo como a natureza e a sociedade estão constituídas.