A PRÁXIS COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO MAPA DE RISCOS NAS
CONTRATAÇÕES DO IFRS
Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho como Princípio
Educativo. Práxis. Contratações Públicas. Mapa de Riscos.
Esta pesquisa será desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica no IFRS, na linha de pesquisa Organização e Memórias de
Espaços Pedagógicos na EPT, Macroprojeto 6 - Organização de espaços
pedagógicos na EPT. A proposta dos Institutos Federais é de uma formação
contextualizada, repleta de conhecimentos e baseada em valores e princípios que
potencializam a ação humana na busca de uma vida mais digna. A derrubada das
barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura
na perspectiva da emancipação humana, é um dos seus objetivos basilares. Sua
orientação pedagógica deve incentivar o pensamento analítico buscando uma
formação profissional mais abrangente, com menos ênfase na formação para ofícios
e mais na compreensão do mundo do trabalho e em uma participação
qualitativamente superior nele. Para que seja possível entregar esse valor para a
sociedade, é necessário uma boa gestão administrativa por meio da governança
institucional e também das contratações, já que esta área é de cunho estratégico para
a instituição, em função da sua transversalidade, e possibilidade de multiplicação de
poder transformador quando realizada de forma a produzir resultados concretos e de
inovação para a Administração Pública. A gestão de riscos é um instrumento de
governança exigido pela legislação e pelo TCU, o qual é materializado sob a forma do
mapa de riscos. O mapa de riscos deve ser produzido pela equipe de planejamento
dos processos de contratação, através do levantamento, análise e tratamento dos
riscos. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que enseja o conhecimento de toda a
cadeia logística e é considerado inovador na administração pública. Para que seja
realizado de forma a trazer ganhos para o IFRS e para a EPT como um todo, é vital
que os servidores vejam sentido nessa atividade de construção e possuam
conhecimentos suficientes para a reflexão acerca do processo e possibilidade de
transformação de seu fazer diário. Nesse cenário surge a motivação da presente
pesquisa, a fim de identificar de que forma será possível aperfeiçoar o processo de
construção dos mapas de riscos pelas equipes de planejamento das contratações do
IFRS. Espera-se, através de pesquisa qualitativa e estudo de caso, buscar as
informações necessárias a fim de identificar os pressupostos para a criação de um
produto educacional que auxilie os membros das equipes de planejamento na
construção dos mapas de riscos, de forma dialética e práxica, de modo a propiciar o
desenvolvimento do servidor, ao mesmo tempo que maximiza a possibilidade de
alcance dos objetivos institucionais do IFRS, transformando a sociedade na medida
que fortalece a Rede Federal de Educação.