Banca de QUALIFICAÇÃO: ERLIANDRO FELIX SILVA

DISCENTE : ERLIANDRO FELIX SILVA
DATA : 03/06/2022
LOCAL: IFRS - POA

SUPERANDO BARREIRAS COMUNICACIONAIS: O ACESSO AO CONHECIMENTO POR MEIO DE UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS-PORTUGUÊS DE TERMOS MARXISTAS

Palavras-Chave: Libras. Marxismo. Glossário. Educação Profissional e Tecnológica.

A proposta deste trabalho parte de um desafio encontrado por este pesquisador, em sua inserção no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), uma vez que, ao realizar a disciplina Bases Conceituais da EPT, foi percebida pouca sistematização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na interpretação dos conceitos fundamentais, trabalhados na disciplina, para o seu entendimento. Essa disciplina tem como principal objetivo articular educação, trabalho e formação humana, constituindo-se como um pilar fundamental para o curso de Educação Profissional e Tecnológica. Contudo, com base na interpretação a nós oferecida, percebemos que a falta de uma sistematização de sinais-termo, de orientação marxista, dificultou o trabalho dos Tradutores e Intérpretes Educacionais. Este fato desvelou, inclusive, a inexistência de sinais criados para corresponder a determinados conceitos trabalhados na disciplina. Tendo em vista esta dificuldade e a inexistência de um material semelhante, propomos a criação de um glossário de sinais-termo de conceitos baseados na teoria marxista. Nosso problema de pesquisa versa sobre como a criação de um glossário de sinais-termo em Libras-português pode auxiliar para uma maior sistematização da Libras e para a valorização e respeito à Comunidade Surda?Nosso objetivo geral busca aprimorar a compreensão de conceitos marxistas, por meio da criação e socialização de um glossário de conceitos-chave em Libras-Português. No que tange à metodologia, o processo dessa pesquisa se pauta no desenvolvimento de um estudo qualitativo que utilizará a pesquisa-ação e pesquisa participante para produzir e avaliar o glossário, tendo em vista a experiência e envolvimento de profissionais da área, buscando os principais termos, recorrentes em textos e vídeos trabalhados na disciplina, a fim de, com base nesta recorrência, gerarmos nosso corpus de trabalho. Ao selecionarmos os conceitos mais trabalhados, demonstraremos tais conceitos a pessoas envolvidas com o ProfEPT: a uma professora do IFRS, que trabalhe com a teoria marxista, a uma do IFRS intérprete, que tenha atuado em alguma disciplina, que tenha a teoria marxista como base, e a estudantes surdos associados às instituições parcerias da Rede Federal, que já tenham cursado uma disciplina que tem como base a teoria marxista. Esse processo será realizado por meio de entrevistas e leva em conta o levantamento dos termos nos quais mais surgem dúvidas, bem como, a avaliação de nosso produto final. Visamos o debate acerca da pertinência da inclusão dos termos levantados em uma proposta de glossário, considerando as contribuições desses diversos atores. Após a realização das entrevistas, partiremos para a criação e, posterior, gravação em vídeo da tradução/interpretação em sinais, tendo como base as contribuições dos participantes indicados. O resultado deste material será debatido com a comunidade surda e demais integrantes de um processo educativo, na teoria marxista (professores, intérpretes e alunos do ProfEPT), por meio de nova entrevista. Nossa expectativa é a criação de um produto educacional, disponível gratuitamente, que apresente aos usuários os termos, explicações sobre os conceitos e sinalização para a Libras. Nosso glossário estará disponível na plataforma Youtube com acesso livre a qualquer interessado. Com base na criação deste produto, estabeleceremos reflexões acerca da importância da presença de glossários para a formação continuada de Tradutores e Intérpretes Educacionais de Libras, bem como, para a inserção social do aluno surdo.

Presidente - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA
Interno - 1735156 - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Externo à Instituição - HADASSA RODRIGUES DOS SANTOS - UFJF
Notícia cadastrada em: 11/05/2022 22:36