Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDERLEI SOUTO DOS SANTOS

DISCENTE : VANDERLEI SOUTO DOS SANTOS
DATA : 30/06/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-de-qualificacao-de-vanderlei-souto-dos-santos

FORMAÇÃO INTEGRADA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SINGULARIDADES E PERSPECTIVAS

Formação integrada. Educação profissional. Ensino médio integrado à educação profissional.

A preocupação central deste projeto de pesquisa é com o processo de ensino- aprendizagem do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Denominado “Formação integrada no ensino médio integrado à educação profissional: singularidades e perspectivas” tem como objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem presente no ensino médio integrado à educação profissional com a finalidade de apontar procedimentos relativos à formação integrada (práxis educativa) e produzir um produto educacional (cartilha/manual), direcionado para professores e demais profissionais da educação, que contribua com a implementação desta forma de ensino. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória e será desenvolvida seguindo abordagem que se assenta predominantemente numa perspectiva qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Será realizada a partir de pesquisa bibliográfica que fundamenta e orienta o trabalho, embasando-se em materiais já publicados sobre as temáticas EMIEP, formação integrada e EPT, análise documental, bem como por pesquisa de campo, definida como estudo de caso, a qual envolverá o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Será envolvido o curso técnico integrado ao ensino médio em Administração, sendo dois (2) cursos do referido Instituto, escolhidos de forma aleatória, onde será realizada entrevista com os dois (2) coordenadores dos cursos e aplicado um questionário a quatro professores de cada curso, sendo dois da formação geral e outros dois da formação técnica, perfazendo oito (8) professores, escolhidos de forma aleatória, por meio de sorteio. Os dados obtidos serão analisados de forma interligada e interdependente em confrontação com os referenciais teóricos resultantes da pesquisa bibliográfica, numa perspectiva de análise dialética. Por meio destes procedimentos, bem como a elaboração e execução de um produto educacional correspondente, espera-se contribuir para a efetivação da proposta do EMIEP, para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais voltadas para a educação profissional, assim como para as instituições e os cursos envolvidos. Os professores e coordenadores dos cursos envolvidos, que representam o universo desta pesquisa, contribuirão para subsidiar propostas que auxiliarão na redefinição, em âmbito didático, curricular e avaliativo, dos projetos pedagógicos.

Presidente - 1735156 - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Interno - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT