CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PARTICULARIDADES DE GÊNERO FRENTE A SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS AO COTIDIANO: DESAFIOS ÀS COMISSÕES PERMANENTES
Educação Profissional e Tecnológica. Gênero. Organização de Espaços Pedagógicos. ProfEPT/IFRS. Produto educacional.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), cuja missão é a de ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, não dispõe de normas de procedimentos para o enfrentamento a situações excepcionais ao cotidiano, principalmente em momentos tão adversos, a exemplo da pandemia vivenciada pela transmissão do vírus Sars-CoV-2 e do trabalho remoto. Nosso objetivo com este projeto de pesquisa será o de analisar as fragilidades reveladas às relações de gênero nos quadros funcionais efetivos da Instituição e o de indicar possíveis ações institucionais que evitem a sobrecarga de atividades, considerando as realidades específicas, sobretudo, as condições de gênero em uma sociedade na qual este é mais um dos fatores determinantes de desigualdade social. A abordagem desta pesquisa vinculada ao ProfEPT terá cunho exploratório, de natureza qualitativa e com vistas à aplicabilidade voltada à área de ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Cabe ressaltar que a investigação está vinculada à linha de pesquisa “Organização e Memórias do espaço pedagógico formal e não formal em EPT” e ao macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos da EPT. O produto educacional decorrente deste projeto resultará das análises decorrentes dos dados produzidos, mas que pode se aproximar da criação de um Guia de Boas Práticas desenvolvido para apoio às comissões permanentes (CIS e CPPD), com a proposição de diretrizes para a execução das atividades laborais dos servidores, considerando as relações de gênero nas diferentes funções ocupadas pelas servidoras e pelos servidores do IFRS.