CAMINHOS PARA O ENSINO TÉCNICO A DISTÂNCIA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA SOB AS PERCEPÇÕES E NECESSIDADES DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA EM ADMINISTRAÇÃO
Ensino a distância. Educação Profissional e Tecnológica. Prática
Pedagógica. ProfEPT.
As escolas direcionadas para o ensino técnico a distância tem se voltado para a
ampliação da oferta de diferentes cursos e de número de vagas, oportunizando
espaço para melhorias em sua proposta pedagógica. Neste sentido, esta pesquisa,
no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, tem por objetivo geral
compreender as percepções e necessidades dos alunos, do curso técnico a
distância em administração, para o desenvolvimento de um processo pedagógico de
qualidade. Desta forma, o caminho a ser trilhado pela proposta de ensino e produto
educacional, busca como objetivos específicos: no que tange a prática pedagógica,
analisar as percepções e necessidades dos alunos no ensino técnico a distância;
Desenvolver um processo pedagógico de qualidade social no curso técnico de
administração na modalidade EaD. Nesta busca, quanto a sua natureza será
utilizado o método de pesquisa aplicada e quanto aos procedimentos a pesquisa
ação. Propõe-se inicialmente como possível resultado esperado deste projeto de
pesquisa, como produto educacional com vistas a construir um ambiente de
aprendizagem que propicie um processo pedagógico de qualidade, um guia didático
para orientar o desenvolvimento de atividades interativas, roteiro para vídeo-aulas, e
com técnicas e ferramentas tecnológicas para uso docente na interação com os
alunos. Identifico, também neste ponto, a possibilidade de intervenção na realidade
de minha prática profissional, como avaliação do produto educacional constituído a
partir da investigação desenvolvida.