Banca de DEFESA: SABRINE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINE DE OLIVEIRA
DATA : 14/03/2023
HORA: 13:30
LOCAL: IFRS - Campus POA -
TÍTULO:

AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: O PADLET COMO FERRAMENTA COLABORATIVA ENTRE OS TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS DO PROFEPT




PALAVRAS-CHAVES:

ProfEPT. Educação Profissional e Tecnológica. Tradutor Intérprete de Libras.  Acessibilidade em Libras. Bases Conceituais da EPT.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Diante da importância que a Educação Profissional, historicamente, conquistou no Brasil, no ano de 2017 instituiu-se a criação do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) que, por meio de políticas públicas de inclusão, garante a acessibilidade a todos por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). Ao ingressar no programa, os acadêmicos surdos têm o acompanhamento de Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) em todas as atividades do mestrado. É refletindo sobre o trabalho destes profissionais que essa pesquisa surge. Considerando as especificidades das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nosso objetivo foi investigar o processo de tradução e interpretação dos TILS no ProfEPT, com a finalidade de contribuir no desenvolvimento de um produto educacional para dar suporte aos estudos e pesquisas que embasam o processo tradutório nesta área. Para estruturação das bases teóricas que fundamentam esta pesquisa,  estabelecemos seis capítulos que versam sobre um breve histórico da EPT e sobre os aspectos pragmáticos da atuação dos TILS. A metodologia caracteriza-se como abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório. Com base nos procedimentos técnicos adotados, classificamos a proposta como pesquisa-participante, pois possui o envolvimento da pesquisadora com a situação investigada. Contamos com a participação de doze TILS que atuaram no ProfEPT entre os anos de 2017 e 2022. Dividimos o percurso metodológico em duas etapas. A primeira consistiu na coleta de dados por meio da aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas e análise qualitativa das informações coletadas. A segunda etapa descreve a criação do produto educacional, que foi desenvolvido utilizando o Padlet como ferramenta colaborativa, e traz um compilado de informações em Libras sobre o programa de mestrado e as bases que norteiam a Educação Profissional e Tecnológica. Entendemos que, a partir da compreensão da  realidade do trabalho dos TILS na EPT, nosso trabalho apresentou um produto que auxilia na transformação da sua práxis. Além disso, nosso estudo pode auxiliar na preparação de candidatos surdos para o Exame Nacional de Acesso ao ProfEPT, bem como, instigar o aprofundamento de pesquisas na área sobre a criação de sinais-termo para a EPT.

 



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA
Interno - 1735156 - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA PIRES PEREIRA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 10:37
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1