Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA HELENA PALOSCHI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOANA HELENA PALOSCHI
DATA : 24/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacao-joana-profept
TÍTULO:

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ESTUDANTES DO CAMPUS ALVORADA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação Organizacional. Estudantes. Vínculo. Permanência. Pertencimento. EPT


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Este projeto está sendo desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), integra a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e o macroprojeto 1 “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. O objetivo deste estudo é compreender como a Comunicação Organizacional do Campus Alvorada do IFRS, por meio da Assessoria de Comunicação, mais especificamente da produção de conteúdo jornalístico,  pode contribuir para a construção de vínculos, para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e para a permanência e o êxito dos estudantes da unidade. A proposta se justifica porque muitas vezes o foco da comunicação está na divulgação externa, em tornar o IFRS conhecido, em atrair as pessoas. Entretanto, após o ingresso, há poucos processos comunicacionais formais e estratégicos voltados aos discentes (principal público constitutivo da instituição). Além disso, constatou-se, por meio de uma pesquisa no Portal de Periódicos da Capes, que a produção de pesquisas sobre comunicação organizacional em instituições de ensino é mais focada no ensino superior e nos processos comunicacionais de forma geral, não na educação básica e nas relações com os estudantes. O propósito é, a partir de um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, tendo como procedimentos e métodos a revisão bibliográfica, a análise documental, o levantamento de dados com questionário, grupo focal (ou entrevista semiestruturada) e a pesquisa-ação, elaborar um produto educacional (PE) que responda ao problema de pesquisa, que qualifique a comunicação com os estudantes numa perspectiva dialógica. Como resultados, espera-se fortalecer o vínculo e o sentimento de pertencimento dos discentes em relação ao IFRS – Campus Alvorada e com isso contribuir para a permanência e o êxito, para a autonomia e a emancipação desses sujeitos, princípios da EPT. Ainda, almeja-se contribuir para uma aproximação dos discentes com as práticas comunicacionais da instituição a partir da elaboração, aplicação e avaliação de um produto educacional. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1333478 - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Interno - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Externa à Instituição - DENISE AVANCINI ALVES - UFRGS
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 17:22
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m3-host.instTimer