A POLITECNIA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE VIAMÃO
Educação de Jovens e Adultos. Politecnia. Educação Profissional e Tecnológica. Currículo. Educação Humana Integral.
Esta pesquisa tem como objeto de análise a Educação de Jovens e Adultos ofertada na Rede de Ensino Municipal de Viamão, Rio Grande do Sul, com o propósito de instituir uma política educacional de base politécnica para essa modalidade de ensino. Para aprofundar a questão, realizou-se uma pesquisa participante, com a utilização de entrevistas com docentes e discentes de duas escolas da Rede Municipal, bem como a análise documental da proposta educacional atual e da legislação vigente. Também foram entrevistados o coordenador e docentes do curso Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, parceria entre o IFRS - Campus Viamão e a Secretaria de Educação, oferecido a cento e vinte estudantes da Modalidade EJA, realizada no ano de 2022. Os documentos analisados consistem em norteadores da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Político Pedagógico das duas escolas escolhidas e a proposta do curso FIC já mencionado. Os resultados apontaram que a necessidade da definição de uma política para a EJA com base politécnica de forma a contribuir para a formação integral de jovens e adultos que encaminhe para o diálogo com o mundo do trabalho com vista à sua emancipação Assim, com o resultado da pesquisa, desenvolveu-se um produto educacional que apresenta uma política educacional para a reformulação do currículo da EJA da Rede Municipal de Viamão com base na politecnia, englobando as dimensões da ciência, do trabalho, da cultura e da tecnologia. Por meio do ensino politécnico, propõe-se que o aluno tenha um desenvolvimento integral, capacitando-o a dominar o conteúdo aprendido na escola em diálogo com o mundo do trabalho a partir de uma perspectiva emancipatória, articulando o domínio do conhecimento da teoria com a prática. A política apresenta os princípios teóricos que a fundamentam, a nova organização curricular e as ações administrativas e pedagógicas de apoio à implementação ao desenvolvimento da EJA politécnica na Rede Municipal de Viamão.