Banca de DEFESA: VANDERLEI SOUTO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANDERLEI SOUTO DOS SANTOS
DATA : 03/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
TÍTULO:

A PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Práxis educativa. Processo de ensino e de aprendizagem. Ensino médio integrado à educação profissional. Currículo. Educação profissional e tecnológica.


PÁGINAS: 169
RESUMO:

A temática central deste trabalho de pesquisa é a práxis educativa no currículo do Ensino
Médio Integrado à Educação Profissional - EMIEP. Denominado “A práxis educativa no
processo de ensino e de aprendizagem no currículo do ensino médio integrado à educação
profissional” teve como objetivo analisar o processo de ensino e de aprendizagem presente
no currículo do EMIEP para compreender quais procedimentos didáticos, pedagógicos e
curriculares estão sendo adotados no desenvolvimento da práxis educativa no curso
Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Na mesma direção, os objetivos
específicos arrolados foram a) entender o processo de ensino e de aprendizagem no
EMIEP; b) caracterizar o contexto da práxis educativa presente no EMIEP; c) Identificar os
procedimentos didáticos, pedagógicos e curriculares que estão sendo utilizados no processo
de ensino e de aprendizagem do EMIEP; d) compreender até que ponto a práxis educativa
está presente na estrutura curricular do EMIEP; e) Produzir um produto educacional que
auxilie professores e demais profissionais da educação no desenvolvimento da práxis
educativa no processo de ensino e de aprendizagem do EMIEP. O problema desta
investigação foi o seguinte: Considerando o processo de ensino e de aprendizagem
presente no currículo do EMIEP, quais procedimentos didáticos, pedagógicos e curriculares
estão sendo adotados visando o desenvolvimento da práxis educativa no curso Técnico em
Administração Integrado ao Ensino Médio? O referencial teórico desta pesquisa está
concentrado nas obras de Marise Ramos (2005, 2010, 2014), Gaudêncio Frigotto (2005,
2018) e Karl Marx (2007, 2011, 2019). Tratou-se de uma pesquisa do tipo exploratória e foi
desenvolvida seguindo abordagem que se assenta predominantemente em uma perspectiva
qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo correspondente,
seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Foi realizada a
partir de pesquisa bibliográfica que fundamentou e orientou este trabalho, embasando-se
em materiais já publicados sobre as temáticas EMIEP, práxis educativa, currículo e
educação profissional e tecnológica, análise documental de dois projetos pedagógicos de
dois cursos Técnicos em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, abarcando dos campi
(Campus Osório e Campus Viamão), sendo dois (2) cursos da referida instituição,
escolhidos de forma aleatória, onde foi realizada pesquisa de campo envolvendo entrevistas
com os dois (2) coordenadores desses cursos e aplicado um questionário a quatro
professores de cada curso, sendo dois da formação geral e outros dois da formação técnica,
perfazendo a participação de oito (8) professores no total, escolhidos de forma aleatória, por
meio de sorteio. Os dados obtidos foram analisados de forma interligada e interdependente
em confrontação com os referenciais teóricos resultantes da pesquisa bibliográfica, em uma
perspectiva de análise dialética. Esta análise dos achados no campo de pesquisa revelou
que a práxis educativa é exercida pelos docentes dos dois campi investigados, bem como
evidenciou os procedimentos didáticos, pedagógicos e curriculares utilizados nos processos
de ensino e de aprendizagem. Por meio deste estudo científico, bem como a elaboração e
execução de um produto educacional correspondente, buscou-se contribuir para o
desenvolvimento da práxis educativa no processo de ensino e de aprendizagem no currículo
do EMIEP no âmbito dos cursos de Ensino Médio analisados – contribuição que poderá ser
utilizada em outros cursos similares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Interna - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Externa à Instituição - MARILANDI MARIA MASCARELLO VIEIRA - UNOCHAPECÓ
Notícia cadastrada em: 24/04/2023 10:30
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