Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANUEL CAVALHEIRO MOREIRA

DISCENTE : EMMANUEL CAVALHEIRO MOREIRA
DATA : 30/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/hke-dypd-qrd

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DIGITAIS POR MEIO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Competências digitais. Educação. Lógica de programação. Formação humana integral. Programação de computadores.

Com o avanço exponencial das tecnologias computacionais, a habilidade em programação tem se tornado uma necessidade cada vez mais premente no mundo de trabalho especializado. Dessa forma, o ensino de programação representa um desafio tanto para educadores quanto para estudantes, haja vista que implica uma mudança de paradigma e de abordagem para a análise de problemas específicos. A programação de computadores é uma habilidade fundamental para as carreiras ligadas à área de computação e informática. Contudo, é notável que muitos estudantes enfrentam desafios em compreender e aplicar certos conceitos relacionados a essa área do conhecimento

A compreensão dos conceitos relacionados à programação de computadores pode ser otimizada por meio do conhecimento prévio dos estudantes, o que pode resultar em um aprendizado mais eficaz e produtivo. Tais habilidades prévias estão relacionadas às competências digitais, que englobam um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para a utilização segura, crítica e criativa das tecnologias digitais no mundo contemporâneo. A incorporação dessas competências em programas de ensino pode proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento dos estudantes em relação às tecnologias e, consequentemente, na compreensão dos conceitos de programação de computadores.

O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para a disciplina de lógica de programação que possa abranger tanto a apropriação do conhecimento específico da disciplina como a promoção das competências digitais nos estudantes. Busca-se, assim, proporcionar uma formação integral aos discentes, oferecendo conhecimentos e habilidades que possibilitem uma compreensão mais ampla e abrangente do mundo contemporâneo. A proposta visa, portanto, desenvolver uma metodologia de ensino que possa fornecer aos estudantes ferramentas e recursos necessários para uma formação omnilateral, capaz de contemplar não apenas a lógica de programação, mas também as competências digitais necessárias para a sua aplicação.

Presidente - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Interna - 1345226 - MICHELLE CAMARA PIZZATO