Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL DOS SANTOS MOTA

DATA : 03/07/2023
LOCAL: IFRS - Campus POA -

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO IFRS E A INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO

Alunos com Deficiência. Acessibilidade. Estágios Curriculares. Mundo do trabalho.

Este estudo vincula-se ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, integra a linha de pesquisa  Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e pertence ao macroprojeto de inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão: durante os estágios curriculares obrigatórios, quais são os fatores que têm influenciado na inclusão dos alunos com deficiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, campus Porto Alegre, no mundo do trabalho? Decorrente da questão apresentada acima, a pesquisa tem o seguinte objetivo geral: identificar quais elementos têm influenciado na inclusão dos alunos com deficiência do IFRS - campus Porto Alegre - no mundo do trabalho, propondo práticas inclusivas para sua inserção laboral. No que se refere à metodologia, a pesquisa está sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso de abordagem qualitativa e natureza aplicada; no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os seguintes sujeitos: um aluno e um ex-aluno com deficiência de cursos, respectivamente, superior e técnico do IFRS, campus Porto Alegre, que já concluíram disciplinas de estágio curricular obrigatório; dois profissionais responsáveis por receberem esses estudantes nos locais em que realizaram essas inserções profissionais; dois professores que orientaram os estágios curriculares obrigatórios desses alunos; um professor que acompanhou o estágio curricular obrigatório de um dos alunos; um profissional que os recebeu  no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne do IFRS e um responsável pelo setor de estágios da instituição. A análise dos dados coletados através das entrevistas será feita por meio da técnica de triangulação, sendo que a organização dessas informações ocorrerá em duas categorias: dimensões de acessibilidade adequadas e barreiras. O ambiente no qual a pesquisa está se desenvolvendo é o campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O produto educacional resultante do estudo será um material didático no formato de um vídeo, o qual contará com recursos de acessibilidade como a tradução para a Língua Brasileira de Sinais – Libras e audiodescrição. Por meio do mapeamento das barreiras enfrentadas pelos alunos com deficiência do IFRS durante seus estágios e das dimensões de acessibilidade que os participantes perceberam como adequadas nesses momentos, este estudo pretende contribuir para a proposição de práticas que favoreçam a inclusão de alunos com deficiência no âmbito do IFRS e no mundo do trabalho e para que ocorram melhorias nos processos de ensino nos quais estão inseridos.

Presidente - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA
Externo à Instituição - DALMIR PACHECO DE SOUZA