ESCOLARIZAÇÃO NA MATURIDADE: CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM PANIFICAÇÃO TRANSFORMANDO VIDAS
Educação Profissional. Egresso. Maturidade. Curso Técnico Subsequente. Qualidade de vida.
A presente pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica – ProfEPT, está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT. O estudo objetiva evidenciar em que medida a formação profissional técnica contribuiu para a vida de egressos, na maturidade (pessoas com 50 anos+) do curso técnico em Panificação, subsequente ao ensino médio, ofertado no campus Osório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O recorte temporal será do período entre 2015 e 2021. Este empreendimento analítico terá abordagem qualitativa e exploratória e como instrumento principal para a produção de dados será utilizado a entrevista semiestruturada com roteiro único para os participantes.
Para a análise dos dados produzidos, far-se-á o uso das técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2011). Essas entrevistas serão audiogravadas e transcritas pela pesquisadora. Na sequência, será desenvolvido um produto educacional elaborado com orientações advindas das metodologias e aportes teóricos que sustentam e dialogam com a problematização e objetivos da pesquisa, com vistas à socialização das vivências desses egressos com a comunidade.